3 de maio de 2024
Cotidiano

Arquidiocese instalará Tribunal para causa do Padre João Maria

A Arquidiocese de Natal vai instalar o Tribunal para a Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus Padre João Maria Cavalcanti de Brito, no próximo domingo, dia 28 de abril, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Petrópolis. A sessão de abertura oficial e instalação do Tribunal ocorrerá às 18 horas, seguida da celebração da missa em ação de graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso.

Com a instalação do Tribunal, abre-se a fase diocesana do processo de beatificação, na qual serão analisados dados históricos já coletados até o momento e testemunhos acerca da vida e santidade do Padre João Maria, conhecido como o “anjo de Natal”.

Os trâmites entre a Arquidiocese de Natal e o Vaticano, em relação ao Padre João Maria, iniciaram em 2002.

Padre João Maria

O servo de Deus Padre João Maria Cavalcanti de Brito nasceu em 23 de julho de 1848, na fazenda Logradouro do Barro, no município de Jardim de Piranhas (RN). Aos 13 anos, ingressou no Seminário de Olinda (PE) e, depois, seguiu para o Seminário da Prainha, em Fortaleza (CE), para concluir os estudos teológicos. Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1871, na Igreja de Sant’Ana, em Caicó (RN). Como padre, atuou em várias cidades, no Rio Grande do Norte. Em Natal, foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, onde exerceu o ministério até o fim de seus dias.

Padre João Maria dedicou a vida em prol dos mais necessitados. Faleceu em 16 de outubro de 1905, vítima da varíola. É conhecido como o “anjo de Natal”.