13 de maio de 2024
Cotidiano

Balenciaga faz campanha polêmica com crianças e itens de fetiche; Grife é acusada de incitar pedofilia, pede desculpas e tira peças do ar

Uma grande polêmica toma conta das redes sociais nos últimos dias envolvendo a grife Balenciaga, casa de moda criada pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, considerado o arquiteto da alta costura pelo seu amplo conhecimento na confecção dos trajes e utilização de linhas puras contando ainda com o perfeccionismo, que era sua marca. Pertence ao Grupo Gucci desde 2001.

Campanha lançada pela grife continha crianças segurando ursos de pelúcia com roupas utilizadas em práticas sadomasoquistas, o que levou a polêmica acusação de incitar a prática da pedofilia.

Em uma das fotos da campanha, foi identificado ainda material de uma ação judicial nos Estados Unidos que tratava da venda de material de pornografia infantil.

A grife emitiu uma nota à imprensa se desculpando e afirma que vai tomar providências legais com os envolvidos:

Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha de férias possa ter causado. Nossas pelúcias não deveriam ter sido apresentadas com crianças nesta campanha. Removemos imediatamente a campanha de todas as plataformas. Levamos este assunto muito a sério e estamos tomando medidas legais contra as partes responsáveis por criar o conjunto e incluir itens não aprovados para nossa sessão de fotos da campanha Spring 23. Condenamos veementemente o abuso de crianças de qualquer forma. Defendemos a segurança e o bem-estar das crianças.