7 de maio de 2024
Cidades

Caicó vive seu pior momento em 148 anos de emancipação

Por Heitor Gregório

Minha querida cidade de Caicó comemora hoje seus 148 anos de emancipação política. Sua atração mais famosa é a Festa de Sant’Ana, realizada no mês de julho, que em 2010 foi tombada como patrimônio imaterial do Brasil. Também é lembrada por seus bordados típicos, sua rica culinária típica, além de seu carnaval e o Bloco do Magão.

Sempre foi uma cidade de Fé e Alegria, apresenta o quinto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do interior e semiárido nordestino. Alcança ainda o maior índice de longevidade do Rio Grande do Norte. Somando a tudo isso ainda tem a bravura do seu povo, os netos de Sant’Ana, nossa excelsa Padroeira e avó maior.

Nos últimos tempos todas as qualidades da Capital do Seridó têm se transformado em lembranças nos corações de todos nós, caicoenses, diante de tantos problemas, agravados nos últimos meses, tendo a falta de Segurança Pública passado a ocupar o topo. Os homens e mulheres de bem (grande maioria), dessa cidade tão amada, estão sofridos.

Diversas casas de família da cidade foram invadidas por criminosos: por último a de Severiano Firmino de Araújo Filho, mais conhecido por Sevi, exemplo de cidadão em sua existência por aqui. Covardemente morto em uma tentativa de assalto à sua residência. Na Saúde, diversas as mães não podem mais ter seus filhos com naturalidade ‘caicoense’ por falta de uma UTI Neonatal. E o Governo do Estado acabou com nossa esperança transferindo equipamentos para Currais Novos, que também merece o benefício, mas sem prejudicar Caicó.

Ainda tem a Seca que há cinco anos castiga o homem do campo, aumentando ainda mais os efeitos da grave crise econômica que passa o Brasil, impedindo a geração de emprego e renda, aumentando o desemprego e consequentemente a criminalidade.

Apesar do brilho do sol o ano inteiro, a cidade está sem o brilho nos olhos dos cidadãos, que se deparam com tantos problemas e ainda os buracos das ruas, a falta de medicamentos no Hospital Regional e a saudade de obras estruturantes, de uma perspectiva para instalação de uma indústria, fábrica ou empresa.

O atual Chefe do Executivo Estadual, Robinson Faria (PSD), obteve maioria no segundo turno da eleição em 2014, sem o apoio de nenhuma liderança política expressiva do município, mas frustrou os que acreditaram em seu projeto, como os demais norte-rio-grandenses.

Caicó clama por Governo: Segurança, Saúde, Emprego e Infraestrutura.

Abaixo segue o vídeo feito pela Referência Comunicação para homenagear Caicó.

http://