5 de maio de 2024
Política

Candidata a vereadora em Natal entra com representação na Justiça Eleitoral contra candidato que ameaçou feministas nas redes sociais

A candidata a vereadora de Natal, Rhanna Diógenes (PDT), entrou com representação na Justiça Eleitoral, com pedido de tutela provisória, contra o também candidato Jaufran Siqueira (PMN), requerendo que as postagens ofensivas publicadas nas redes sociais dele sejam retiradas do ar em caráter de urgência, além de aplicação de multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil e apuração de crime eleitoral.

A representação argumenta que assim que foi iniciada a campanha eleitoral para o pleito municipal de 2016, o representado Jaufran Siqueira, na contramão da história, iniciou, em suas redes sociais, uma série de ataques gratuitos às mulheres que defendem os ideais feministas, principalmente em cinco postagens nos seus perfis do twitter, instagram e facebook.

Sem qualquer motivação lógica, o representado adjetivou as mulheres que lutam pelos ideais feministas com palavras de baixo calão, incitando usuários das redes sociais ao ódio e a intolerância contra mulheres que são consideradas feministas, o que é vedado pela legislação eleitoral. O conteúdo virou notícia em diversos veículos de comunicação de repercussão nacional.

Segundo a representação de Rhanna Diógenes, a veiculação de publicidade ofensiva à honra de candidatos ou grupo de pessoas deve ser coibida imediatamente pela Justiça especializada a fim de garantir a honra e a dignidade da pessoa humana, tendo decidido entrar com a representação porque a causa feminista é um dos principais nortes de suas propostas, principalmente no tocante ao combate à violência contra a mulher.

“Sou candidata a vereadora justamente porque quero ser a voz das mulheres contra esse tipo de opressão. É absurdo um candidato a representante do povo incitar o ódio por meio das redes sociais. Não podemos aceitar isso de forma alguma”, declarou Rhanna.

Postagem 1