3 de maio de 2024
Natal

Carlos Eduardo entrega reforma do Viaduto do Baldo com faixa exclusiva para ciclistas

A Prefeitura de Natal entregou na tarde desta sexta-feira (10) o Viaduto do Baldo, após realizar uma ampla revitalização da sua estrutura. A entrega contou com a presença do prefeito Carlos Eduardo, que destacou a importância da recuperação do viaduto para o trânsito de Natal, sobretudo na Zona Leste. “Estamos entregamos hoje um importante instrumento de mobilidade urbana para a cidade de Natal. Sabemos da necessidade do Viaduto do Baldo, pois ele faz a ligação do Centro da cidade para a Zona Sul”, afirmou o prefeito.

Carlos Eduardo também ressaltou o compromisso da atual gestão com a questão da mobilidade urbana da capital potiguar, elencando duas obras no setor. “Com muito esforço e trabalho, a Prefeitura de Natal entregou a maior obra de mobilidade urbana da história de Natal: o complexo viário Dom Eugênio Sales, composto por seis túneis, dois viadutos — um deles estaiado — e, mais recentemente, entregamos o binário da avenida Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara”, elencou o chefe do Executivo municipal. “Mesmo com toda a dificuldade financeira que vem enfrentando, a Prefeitura de Natal concluiu essa obra tão importante para o tráfego da nossa cidade com 100% de recursos próprios. Honramos o nosso compromisso e entregamos o Viaduto do Baldo, que agora está de volta para a população natalense”.

O secretário municipal de Obras e Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, cuja pasta foi responsável pela revitalização do Viaduto do Baldo, fez um breve histórico da obra. Segundo ele, foram realizados entre junho de 2014 e junho de 2015 serviços de revitalização do canal, o reforço na superestrutura (vigas, guarda-copos, pilares), a pintura antioxidante e a limpeza do entorno. Orçados no valor de R$ 2,4 milhões, com recursos próprios da Prefeitura, fizeram parte da primeira etapa da recuperação do viaduto.

A etapa final das obras do Baldo foi concluída com a substituição das juntas de dilatação e novo recapeamento asfáltico, além da substituição dos chamados aparelhos de apoio e juntas. A obra, executada pela empresa BMB, teve o custo de R$ 1,2 milhão em sua última etapa. “Com esse trabalho de revitalização, o Viaduto do Baldo ganha uma nova vida útil estimada em mais 25 anos”, explicou Tomaz Neto.

Detalhe: Agora reaberto em definitivo ao tráfego normal de veículos, o Viaduto do Baldo ganhou uma faixa exclusiva para uso de ciclistas.

Fotos: Marco Polo e Joana Lima

Viaduto do Baldo - Foto Joana Lima (2)