5 de maio de 2024
Natal

Cerest Natal é classificado modelo no Nordeste pelo Ministério da Saúde

Classificado modelo no Nordeste, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, é o único que faz e segue o que preconiza a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Em 2022 o Cerest registrou 2.127 trabalhadores atendidos. O Cerest fica localizado na Avenida Deodoro da Fonseca, s/n, Petrópolis.

De acordo com a diretora do Cerest Natal, Andréa Brito, as ações desenvolvidas pelo Cerest Regional Natal seguem o que determina a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com articulação mais próxima das unidades de saúde dando apoio matricial, suporte técnico e de educação permanente. “Por ter sido reconhecido como o único Cerest no Nordeste que segue o que a política preconiza e faz a Vigilância em Saúde do Trabalhador, o Cerest foi classificado como modelo no Nordeste”.

A unidade presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores; investiga as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária qualificada.  

“Desde os últimos anos, a porta de entrada do Cerest Natal aumentou a sua rotatividade, fazendo acontecer o fluxo de referência e contra-referência onde recebemos os trabalhadores adoecidos e o referenciamos para sua unidade de saúde de origem ou atendimento especializado que fizer necessário, na rede de atenção à saúde”, destacou Andréa.

One thought on “Cerest Natal é classificado modelo no Nordeste pelo Ministério da Saúde

  • Carlos ALFREDO de Morais

    Em se tratando do CEREST falta divulgação e interaçãp daquele órgão com a parte mais importante e que dá significado a sua existencia , o trabalhador, principalmente os servidores públicos da prefeitura municipal de Natal, eu sei que existe, igual sei que existe a linha do Equador, por ouvir dizer, mas nunca fomos apresentados um ao outro nesses meus 29 anos de servidor municipal.

Fechado para comentários.