2 de maio de 2024
Política

Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que o RN faz parte, recomenda cancelar o feriado do Carnaval, mas reconhece “dificuldades políticas”

Do site O Antagonista

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste publicou boletim nesta quarta (2) recomendando o cancelamento do feriado do Carnaval e a realização de festas particulares e shows.

No começo de dezembro o comitê já havia recomendado o cancelamento das festividades de Carnaval que pudessem “gerar aglomerações”, mas as novas recomendações são mais específicas.

Recomenda o texto: “Cancelar os feriados de Carnaval, como em 2021, pois a manutenção dos feriados poderá se constituir num estímulo para a população ir às ruas, promovendo aglomerações, o que poderá resultar no agravamento do quadro da pandemia e o consequente prolongamento da terceira onda no Brasil”.

E em seguida: “Proibir a realização das festas privadas de Carnaval e de shows de qualquer natureza que possam gerar aglomerações, pois estas intensificariam a transmissão do vírus, como ocorreu no Réveillon, e resultariam no prolongamento da terceira onda no Brasil. O Comitê Científico tem clareza sobre as dificuldades políticas e os prejuízos econômicos decorrentes desta medida. Porém, o mais importante no momento é salvar vidas. E vidas não têm preço! Naturalmente, após o término da pandemia, novos feriados extraordinários poderiam ser criados pelos governos”.

Do Blog: O Estado do Rio Grande do Norte integra o Consórcio Nordeste.

Foi de lá a polêmica compra de respiradores do qual só do RN foram pagos R$ 5 milhões. Os equipamentos não foram entregues e o dinheiro até aqui não foi devolvido.