3 de maio de 2024
Política

Derrotas que foram vitórias na política do RN

No Rio Grande do Norte, políticos que disputaram mandatos locais e não obtiveram êxito, se destacaram nacionalmente.

Recordo-me da história e começou por Aluízio Alves, que em 1982 perdeu a disputa pelo Governo do RN para José Agripino. Logo depois, virou Ministro da Administração no Governo de José Sarney.

Em 2002, o então senador Fernando Bezerra disputou o Governo do Estado e perdeu para Wilma de Faria. Passada a eleição, assumiu a Liderança do Governo Lula no Senado, já tendo sido Ministro da Integração Nacional de Fernando Henrique Cardoso.

Chega 2006 e o senador Garibaldi Filho foi disputar o 3º mandato de governador. Era considerado de férias, mas, perdeu a eleição para Wilma que foi reeleita. Continuando o mandato de senador, Garibaldi foi eleito Presidente do Senado Federal.

O ex-deputado Henrique Alves, que não obteve êxito na disputa pelo Governo do RN em 2014, foi Ministro do Turismo por duas vezes em seguida. O deputado federal João Maia, que foi o vice naquela disputa sem êxito, também assumiu a vice-presidência nacional do Banco do Brasil.

Em 2018, Rogério Marinho perdeu a disputa para a Câmara dos Deputados e terminou Ministro do Desenvolvimento Regional de Bolsonaro.

E agora Jean Paul no momento. Primeiro suplente, assumiu o mandato que foi de Fátima Bezerra após sua vitória para o Governo em 2018. Em 2022, não disputou a reeleição pela aliança entre PT e PDT que teve o ex-prefeito Carlos Eduardo como candidato ao Senado. Jean foi o primeiro suplente, mas o eleito Senador foi Rogério Marinho.

Agora, Jean Paul assume um dos cargos mais importantes do país também após o insucesso das urnas: é o presidente da Petrobras.

É a política, a vida e o destino.