3 de maio de 2024
Natal

Em Natal, vacinação será mantida durante a Semana Santa e centros de Covid-19 permanecem abertos

A vacinação contra a Covid-19 em Natal será mantida durante a Semana Santa pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (01), mesmo com o decreto de ponto facultativo no serviço público municipal, funcionarão todos os seis drives e as 35 salas de vacinação. Entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, será mantido o atendimento nos drives, sendo que os do Via Direta e Nélio Dias também dispõem de salas para pedestres.

Os Centros Covid também funcionarão neste período das 8h às 16h, no Cemure, no Ginásio Nélio Dias e no Palácio dos Esportes.

Os drives da UnP na avenida Roberto Freire e do Ginásio Nélio Dias (setor 3), destinados exclusivamente à segunda dose da vacina de Oxford para profissionais da saúde, funcionarão durante a Semana Santa de acordo com o calendário de datas montando pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Trabalhadores
Nesta quinta-feira será dada continuidade a vacinação dos trabalhadores de saúde que ainda não receberam a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus. A vacinação segue acontecendo de forma escalonada para evitar aglomeração e riscos de contágio pela doença. Esses trabalhadores de saúde devem ficar atentos ao período específico para cada categoria, e comparecer, preferencialmente, a um dos quatro drives para a vacinação.

Idosos 69+
Durante todo período da Semana Santa os idosos a partir de 69 anos que ainda não se vacinaram e os que estão aptos a tomar a segunda dose podem procurar um dos pontos de vacinação para receber o imunizante.

OAB
O drive instalado no estacionamento da OAB funcionará nesta quinta (01) para vacinação dos portadores de síndrome de down e autismo e a partir da sexta (02), passa a atender idosos a partir de 69 anos e trabalhadores da saúde, de acordo com escalonamento de atividades.

Confira abaixo o novo calendário de vacinação para os trabalhadores de saúde de Natal e a documentação necessária:

CALENDÁRIO:
Dia 01/04 – Trabalhadores de Saúde que atuam no o sistema funerário que tenham contato com cadáver, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
Dia 02/04 – Cuidadores de idosos, doulas/parteiras, trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILPI) e de casas de apoio.
Dia 03/04 – Trabalhadores/Profissionais das clínicas especializadas.
Dia 04/04 – Estagiários da área médica no último período do curso (devem portar declaração de vínculo comprovado, vínculo do estudante, período e local do estágio).

DOCUMENTAÇÃO
Para se vacinar, os trabalhadores de saúde devem apresentar, obrigatoriamente, a escala de trabalho impressa e assinada ou carteira de trabalho, contracheque, além do cartão de vacinação e documento de identificação com foto.

Os cuidadores de idosos devem apresentar ainda o certificado de conclusão do curso e a comprovação de vínculo profissional.

Os estudantes da área técnica em saúde devem apresentar declaração de vínculo com a instituição, além do documento de identificação e da carteira de vacinação.