5 de maio de 2024
Política

Ex-prefeito do Rio, Crivella tem mandato de deputado federal cassado pela Justiça Eleitoral

A juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da Justiça Eleitoral, determinou, em primeira instância, cassação, inelegibilidade por oito anos e multa a Marcelo Crivella, ex- prefeito do Rio e atual deputado federal (Republicanos).

A decisão, do início de maio, foi noticiada pela coluna de An- celmo Gois ontem e diz respeito ao esquema conhecido como Guardiões do Crivella. A multa foi fixada em R$ 433.290,e o período de inelegibilidade passa a contar a
partir da eleição de 2020.

De acordo com a defesa de Crivella, o parlamentar entrou com recurso e segue trabalhando normalmente na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O ex-prefeito é acusado de montar um esquema para tumultuar reportagens sobre a saúde no Rio em 2020. À época, o poder municipal escalou pessoas que foram pagas para vigiar a porta de unidades municipais de Saúde com a missão de atrapalhar e constranger jornalistas, bem como cidadãos que tentassem denunciar problemas nos hospitais ou postos. A acusação identificou servidores, em desvio de função, usados no esquema.

Fonte: O Globo