4 de maio de 2024
Política

Fátima vai ao Egito participar de Conferência da ONU e passa Governo do RN ao vice

A governadora Fátima Bezerra (PT) viaja neste mês de novembro ao Egito para participar da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O convite para que ela integre a delegação de autoridades políticas brasileiras na COP27 foi feito pelo Instituto Alziras, organização sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro.

O nome do instituto é uma homenagem à norte-rio-grandense Alzira Soriano, primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil e primeira prefeita eleita na América Latina. Alzira governou o município de Lajes/RN por quase 22 meses, a partir de janeiro de 1929.

As COPs (Conference of the Parties”, em inglês), as mais importantes iniciativas sobre ação climática no mundo, reúnem anualmente representantes de diversos países para negociações de acordos climáticos visando a redução das emissões de gases do efeito estufa no planeta.

Fátima lembra que no Rio Grande do Norte, o modelo tradicional de exploração simples dos recursos naturais, com forte impacto ao meio ambiente, vem sendo substituído por modelos de exploração associados à preservação ambiental. Atualmente, 94% de toda a energia produzida no RN é proveniente de fontes limpas e renováveis.

O Rio Grande do Norte é o maior gerador de energia eólica do Brasil e da América Latina com 224 usinas em operação, correspondendo a 6.8 GW de potência instalada que, somadas a outras usinas em construção e aos empreendimentos já contratados, possibilitará ao Estado atingir a marca de mais de 12 GW de potência instalada até o final de 2025, o equivalente a capacidade instalada da Usina de Itaipu, maior hidrelétrica em operação no Brasil, responsável por 10% da energia consumida no País.

Governadora Fátima Bezerra – Foto: Alex Régis