22 de maio de 2024
Cotidiano

Fecomércio RN celebra 75 anos de apoio ao empreendedorismo potiguar

Em 2024, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) completa 75 anos de história. Criada em 1949, a instituição atua em defesa dos interesses do setor produtivo e lidera um grande sistema de desenvolvimento social. Com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a entidade promove ações para levar qualidade de vida e capacitação profissional à população potiguar.

“Ao longo desses 75 anos de atuação, a Fecomércio tem se reinventado para acompanhar as necessidades dos segmentos que representa e que são os pilares da economia norte-rio-grandense. Além de trabalhar para promover um ambiente de negócios sustentável e com segurança jurídica, nossas ações têm grande impacto social. Somente em 2023, foram mais de 1,6 milhão de atendimentos que fizeram a diferença na vida dos potiguares”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Fórum marca início das comemorações

A primeira ação em comemoração ao aniversário da entidade será o Fórum Fecomércio RN 75 anos, no dia 24 de abril, no Teatro Riachuelo, em Natal. Com o tema “Caminhos para o Futuro”, o evento, que tem apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reunirá 1.500 convidados e receberá o “Painel RN em Foco: Parcerias Público-Privadas (PPPs)”.

Com mediação do jornalista Osair Vasconcelos, o debate terá participação do economista Guilherme Mercês, que trará um panorama econômico do estado e oportunidades para ampliação da competitividade. A Coordenadora da Secretaria Executiva de PPP da Sefaz BA, Maíra Nieto, apresentará o case da Bahia na implementação de projetos nesta modalidade; e o secretário adjunto da Seplan RN, José Dionísio Gomes, que coordena o Programação de PPPs do Governo do Estado, falará sobre as ações em desenvolvimento.

O evento também contará com palestra da atriz e empresária Giovanna Antonelli, que falará sobre os desafios enquanto empreendedora, liderando iniciativas nos setores de beleza e licenciamento de produtos sob sua própria marca. A GiOLaser, um dos seus empreendimentos, celebrou recentemente seu décimo aniversário e atualmente opera 400 clínicas no Brasil.

Fechando a programação, haverá palestra-show do Maestro João Carlos Martins, um dos melhores pianistas do mundo. Aos 84 anos, ele estará pela primeira vez se apresentando na Capital Potiguar, ocasião em que contará sua trajetória de resiliência, superação e foco em resultados.

A programação ainda contará com o livro “Antes que seja tarde”, biografia de Militão Chaves, empresário pau-ferrense que foi o primeiro a ocupar a presidência da Fecomércio no Rio Grande do Norte.