3 de maio de 2024
Diversos

Fundo criado pelo Papa ajudará 1800 famílias pobres de Roma

Do Vatican News

Muitas famílias tiveram graves danos econômicos com a crise ligada ao coronavírus. E, agora, o Papa e a Igreja de Roma dão uma mão a tantos trabalhadores que, na capital italiana, não têm mais renda. Nesta sexta-feira, 12, no Vicariato de Roma, foi apresentado o Fundo “Jesus Divino Trabalhador”, criado por iniciativa do Papa para apoiar “aqueles que correm o risco de permanecer excluídos das proteções institucionais e que precisam de um auxílio que os acompanhe para que possam caminhar de novo autonomamente”.

No encontro estavam presentes o cardeal-vigário, Angelo De Donatis; o presidente da região Lazio, Nicola Zingaretti; e a prefeita de Roma, Virginea Raggi. Os três assinaram um protocolo de acordo chamado “Aliança por Roma”. A atribuição é de 1 milhão de euros, pela qual aderiram com 500 mil euros a região do Lazio e o município de Roma. Mas, o objetivo é aumentar os recursos do Fundo com outras participações e com campanhas de solidariedade para dar o suporte àqueles núcleos familiares que, por causa da emergência Covid-19, estão impossibilitados de manter um nível digno e aceitável de vida.

Não é uma forma de assistencialismo, mas apoio e proximidade para um percurso de promoção social para que cada um possa ser protagonista do renascimento da comunidade. Papa Francisco recorda que irá “estimular todas as pessoas de boa vontade a oferecer um gesto concreto de inclusão, sobretudo por aqueles que buscam conforto, esperança e reconhecimento dos próprios direitos”.

O Fundo se propõe de acompanhar 1800 famílias que sofreram uma redução drástica de renda. Famílias em dificuldade econômica e pelas quais as medidas extraordinárias promovidas pelas instituições não foram suficientes.