3 de maio de 2024
Política

Globo realiza debate com candidatos a presidente; Bolsonaro não vai por recomendação médica

A Globo promove nesta quinta-feira, dia 4, após a novela ‘Segundo Sol’, o debate entre candidatos a presidente, mediado pelo jornalista William Bonner.

Foram convidados os candidatos com direito garantido por lei ou que alcançaram 6% ou mais na pesquisa divulgada no dia 28 de setembro.

Estarão presentes Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede).

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) foi convidado, mas informou que não poderá participar por recomendação médica, já que ainda se recupera de duas cirurgias após levar uma facada em Minas Gerais (MG).

Regras do debate

O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro têm temas livres; o segundo e o quarto têm temas determinados. Também no quarto bloco os candidatos farão as considerações finais. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio. Os candidatos terão 30 segundos para perguntas, um minuto e meio para respostas, um minuto para réplica e um minuto para a tréplica.

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para um candidato de sua livre escolha. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, mas, antes das perguntas, o mediador sorteia, em uma urna, o tema a ser abordado.

Cobertura especial da GloboNews

O ‘Jornal das 10’ terá uma edição especial, às 20h30, diretamente dos Estúdios Globo, com informações, análises e entrevistas antes e após o debate, que será transmitido simultaneamente com a Globo para todo Brasil. Participam da cobertura o apresentador Heraldo Pereira, os comentaristas Cristiana Lôbo, Andreia Sadi, Merval Pereira, Valdo Cruz, Gerson Camarotti e Natuza Nery; e os repórteres Nilson Klava e Murilo Salviano.

*Com informações da assessoria da Rede Globo