5 de maio de 2024
Política

Governo do Estado esclarece o zero da Transparência e promete melhorias no Walfredo

Abaixo segue o esclarecimento que recebemos da Secretária de Comunicação do Estado, a Jornalista Juliska Azevedo.

Caro Heitor,

O índice “Escala Brasil Transparente”, da Controladoria Geral da União (CGU), com resultado amplamente divulgado nesta sexta-feira, não tem parâmetro anterior de comparação  – pois foi criado neste ano, exatamente para comemorar os três anos da Lei de Acesso à Informação. 

Portanto, é preciso esclarecer que o RN não despencou no ranking, pois a aferição não existia antes. No que se refere aos parâmetros adotados pela CGU, para a medição, o governo se pronunciou a respeito deles ainda na sexta, com as seguintes informações:

– A Controladoria Geral do Estado (Control) irá implantar um formulário que facilite, ao cidadão, o acesso aos dados referentes à administração pública. Essa modificação estará a disposição do internauta até o final de maio; 

– Atualmente os dados referentes à administração pública estadual podem ser verificados no Portal da Transparência (www.transparencia.rn.gov.br), que está atualizado;

– A Control vai entrar em contato com a Controladoria Geral da União (CGU), seguindo orientação da própria CGU, para se integrar ao Programa Brasil Transparente, que ajuda estados e municípios na aplicação de medidas de transparência.

Com relação à questão do desabastecimento do Hospital Walfredo Gurgel, nesta semana foram repassados pelo Governo do Estado a quantia de R$ 2,6 milhões para o empenho do processo emergencial de compra de insumos, material médico hospitalar e soluções. 

Além desse valor, também já foi transferido ao Walfredo mais de R$ 2 milhões para a renovação do contrato de manutenção de vários equipamentos utilizados na assistência ao paciente. Essas medidas também foram alvo de reportagens em emissoras de televisão. 

Certa da sua preocupação em bem informar, conto com a publicação desses esclarecimentos. E coloco-me à disposição para qualquer outra informação que julgue necessária. 

Um bom domingo para você.

Um abraço,

Juliska Azevedo