5 de maio de 2024
Natal

Idosos de Natal podem receber a D3 com 05 meses de intervalo a partir deste sábado (13) e amplia D2 da Oxford

A Prefeitura do Natal vai ampliar a cobertura vacinal da D3 contra a Covid-19 no município, a partir deste sábado (13), com a diminuição do intervalo para os idosos. Qualquer pessoa com 60 anos e mais, estando há 05 meses com o esquema vacinal completo (a contar da aplicação da D2), poderá receber a terceira dose de reforço contra o coronavírus em qualquer ponto vacinal da capital.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) também vai ampliar o prazo de aplicação da segunda dose de Oxford. Também neste sábado (13), os usuários que tiverem recebido a D1 até 20 de setembro, vão estar aptos a tomar a segunda dose desse tipo de imunizante em qualquer ponto de aplicação.

Neste sábado (13) funcionam os drives Nélio Dias, Via Direta, Palácio dos Esportes e Ginásio do SESI; e segunda (15) funciona exclusivamente os pontos vacinais do Nélio Dias e Via Direta, sempre das 08h às 16h. Na terça-feira (16), além desses pontos, os usuários podem buscar as unidades básicas de saúde da cidade. A população também pode encontrar a primeira, segunda ou terceira dose dos imunizantes disponíveis em qualquer ponto de aplicação. Para ver mais informações sobre os locais, documentação e dúvidas frequentes, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br .

“Decidimos diminuir esse intervalo após uma consulta prévia em nosso estoque, para garantir que a população contemplada possa buscar a vacina sem que haja risco de faltar. A partir do recebimento de novos lotes, vamos ampliando cada vez mais, todos os públicos. Também reforçamos o chamamento para que as pessoas possam completar o esquema vacina e tomar a D2 dentro do prazo”, indica George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE

Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC

Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD

Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 10 de setembro.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER

A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há cinco meses ou 150 dias para os idosos e seis meses ou 180 dias para os profissionais e trabalhadores da saúde; este último grupo ainda deve apresentar documentação comprobatória de vínculo.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

One thought on “Idosos de Natal podem receber a D3 com 05 meses de intervalo a partir deste sábado (13) e amplia D2 da Oxford

  • Hamilton Brasil de Araújo

    Uma triste realidade. Enquanto o Hospital Walfredo Gurgel, for “porta de entrada” pelos hospitais regionais,( que deveriam funcionar para suas populações no RN), infelizmente, não haverá condições suficientes em atendimento médicos e, suprimentos necessários que satisfaçam à grande demanda da população local e interiorana no socorro de urgências em todos os níveis. Lamentavelmente, os hospitais regionais, (que poderiam evitar tantos sofrimentos!)Nada fazem em suas responsabilidades com seus pobres munícipes, com uma perversa remessa de doentes através da Ambulância “quando tem gasolina”, congestionando e sobrecarregando em tudo!, os bons serviços prestados de emergências e urgências dos dedicados profissionais da unidade hospitalar.

Fechado para comentários.