3 de maio de 2024
Estado

Jovem com esquizofrenia aguarda há 15 dias por transferência de hospital de Caicó para Natal

Do Blog de Marcos Dantas

Uma jovem de 22 anos de idade com diagnostico de esquizofrenia, transtorno de personalidade e deficiência intelectual leve está internada há mais de 10 dias no Hospital Regional do Seridó. Ela tentou cometer suicídio que provocou, de acordo com informações chegadas ao Blog do Marcos Dantas, com fratura em duas vértebras, deslocamento na coluna e fratura no tornozelo quebrado em três cantos.

De acordo com informações da psicóloga Aline Teixeira que já acompanhou a paciente, pela situação em que ela se encontra é necessária sua transferência para um hospital em Natal onde possa realizar sua cirurgia, e o empecilho tem sido a dificuldade de se conseguir um acompanhante para a paciente, que vive em situação de abandono familiar.

Vejam o relato de Aline sobre a paciente:

“Quando ela tinha três meses de idade foi abandonada pela mãe e viveu nas Aldeias até os 18 anos quando ganhou emancipação e foi colocada na sociedade. Ela tem esquizofrenia, retardo mental e transtorno de personalidade. Ela não tem condições de fazer nada. Dos 18 aos 22 anos que ela fica vivendo de casa em casa, com aluguel social, sozinha em um quartinho, ambiente favorável a álcool, drogas e prostituição.

Não tem ninguém da família para lhe ajudar. É uma família extremamente disfuncional.

É uma pessoa que não tem ninguém da família com quem possa contar. Acionamos todos os órgãos competentes em relação ao processo. Inicialmente era só o pé e agora está com fratura em duas vertebras e deslocamento na coluna que pode comprometer a medula dela, e está com uma fratura no tornozelo quebrado em três cantos.

Ela deveria ter ido para Natal imediatamente, mas ainda não foi porque não tem acompanhante. Ela está no Hospital há mais de 10 dias. Pelo que o serviço social me relatou o Hospital de Natal só aceitaria receber a paciente com acompanhante.