25 de maio de 2024
Política

Livro conta a história das famílias Veras e Saldanha na política

Os escritores Galbi Saldanha e Fabiano Veras lançam, dia 18 de abril, o livro “Memorial Político dos Veras e Saldanhas”, em sessão de autógrafo que acontecerá às 10h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do RN.

O livro relata a história política dos Veras e Saldanha, em uma análise detalhada dos mandatos exercidos por membros destas duas famílias, de 1874 até os dias atuais, como de governador, deputado estadual, deputado federal, intendente, prefeito e vereador. 

A obra retrata os descendentes do Capitão Joaquim da Silva Saldanha e Francisca Joaquina Fernandes Maia (Chiquinha do Mulungu) e os procedentes de Cosma Rodrigues Veras, que se casou com o primo Luciano Martins Veras e, depois quando viúva, com Joaquim Felício de Almeida Castro. 

As famílias Veras e Saldanha são oriundas do estado do Ceará. Aportaram no Rio Grande do Norte e Paraíba em torno de 1830, espalhando-se depois por outros estados da federação.  Galbi Saldanha e Fabiano Veras têm um olhar acurado também à descendência de Diogo Maia e Felícia Maia, irmãos de Francisca Joaquina Fernandes Maia (Chiquinha do Mulungu).