5 de maio de 2024
Estado

Médico denuncia ao blog descaso do Estado com serviço de neurocirurgia

Do neurocirurgião Diogo Menezes:

“Sou Diogo Menezes, médico neurocirurgião, inscrito no CRM local e membro titular da sociedade brasileira de neurocirurgia. Desde 2011, presto serviço de neurocirurgia em unidades de urgência e emergência dos hospitais Walfredo Gurgel e Tarcísio Maia (Mossoró/RN) através da empresa CLÍNICA DE NEUROCIRURGIÕES.

Venho por meio desta noticiar alarmante situação da especialidade em nosso Estado, a qual ameaça diretamente a vida de milhões de pessoas. A empresa protagonista amarga inadimplência por parte da Secretaria Estadual de Saúde pelo período de SETE meses de trabalho, sendo QUATRO laborados em 2015 por meio de contrato judicial e TRÊS em contrato emergencial vigente, este último, firmado em abril deste ano, o que finalmente preenche o total de UM ANO (em tempo corrido) sem aferição nenhuma de proventos, e sem qualquer paralisação de serviços.

Desnecessário citar a relevância deste tipo de serviço para a população do RN, visto que só nos últimos dois meses foram realizadas mais de 120 cirurgias neurológicas de urgência nas referidas unidades, ou seja, vidas humanas que sem atendimento pronto e preciso de um especialista decisivamente não teriam chance de sobrevivência.

A situação torna-se mais dramática ao notarmos que se avizinha o término do contrato emergencial, com risco iminente de paralisação total dos serviços, deixando em condição de grave desassistência toda a população do RN.

Contando com seu grande alcance enquanto reconhecido comunicador, exponho estes tristes fatos no intuído de dar ciência a toda a sociedade, clamando veementemente por interseção das autoridades competentes”.