6 de maio de 2024
Natal

Natal inicia levantamento de dados para apurar emissão de gases de efeito estufa

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), planeja um levantamento de dados da emissão de gases do efeito estufa da capital potiguar. Por meio de dados de áreas específicas, embasados em Energia, Resíduos, Recursos Naturais e Supressão Vegetal de Natal, o intuito da pesquisa é criar um banco de dados para ser trabalhado em ações relativas à temática de mudanças climáticas, como os Projetos de Crédito de Carbono, por exemplo.

No mês passado, a capital potiguar aderiu durante o 2° Encontro do ICLEI Nordeste ao protocolo de intenções para desenvolver a Governança Climática e o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que será o primeiro passo da cidade na direção à sua conformidade climática. “Com isso, o Município atesta seu comprometimento em tomar mais essa iniciativa em busca de sua mitigação e adaptação urbana frente à emergência climática”, ressalta o titular da pasta Thiago Mesquita.

Ainda segundo ele, uma equipe formada na Semurb com um ponto focal e fornecerá ao ICLEI todas as informações necessárias para facilitar o desenvolvimento do projeto e assegurar o envolvimento de representantes políticos e técnicos, acrescenta Mesquita.

Além disso, dois projetos idealizados pela Prefeitura do Natal já em andamento, que tem como propósito o contrabalanceamento de carbono, através do florestamento e reflorestamento em torno de toda cidade. São eles: o Planta Natal e a Análise de Áreas Verdes.

Foto: Manoel Barbosa