4 de maio de 2024
Política

Outubro Rosa: Câmara e Grupo Reviver realizam mutirão de mamografias

A Câmara Municipal de Natal, em parceria com Grupo Reviver, iniciou nesta segunda-feira (2) um mutirão de mamografias, dentro da programação do movimento “Outubro Rosa”, de conscientização e controle do câncer de mama.

O presidente da Casa, vereador Erico Jácome (MDB) recepcionou a equipe da entidade e as mulheres que começaram a ser atendidas pela ação e disse que a parceria beneficia especialmente aquelas que têm dificuldade de acesso ao exame. “Sabendo da importância de um projeto como esse, não apenas reforçamos a parceria, mas temos direcionado emendas parlamentares para que esse trabalho não pare. A Câmara abre as portas para esse projeto que beneficia a população natalense”, destacou.

De acordo com a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Mota, serão realizados cerca de 70 exames por dia na unidade móvel Savana Galvão, estacionada na rua Jundiaí, o lado da sede do legislativo natalense, no bairro Tirol. É necessário levar RG, cartão SUS e comprovante de residência de Natal. “A cada ano renovamos com prazer esse trabalho com a Câmara. A partir de hoje, até a próxima sexta-feira, estaremos das 7h as 17h realizando as mamografias. A distribuição das fichas ocorrerá pela manhã por ordem de chegada”, disse ela.

A iniciativa também conta com atividades para recepcionar as mulheres que forem realizar os exames. “Mais uma vez a Câmara se veste de rosa e abraça a campanha. Durante toda a semana teremos a unidade móvel do grupo Reviver, além de uma programação para acolher as mulheres que aqui virão”, declarou a vereadora Júlia Arruda (PCdoB).

Nesta segunda, foi oferecido um café da manhã e, na programação, estão previstas palestras, solenidade e serviços voltados à saúde e bem estar. A vereadora Brisa Bracchi (PT) ressaltou a importância do cuidado com a mulher. “São iniciativas, primeiro, para a gente reforçar que não precisa de tabu para falar sobre cuidado com o corpo da mulher. Segundo, que muitas vezes o acesso ao exame é difícil e, com isso, a Câmara consegue facilitar esse serviço”, destacou a parlamentar.