22 de abril de 2024
Cotidiano

Procissão relembra encontro de Jesus com Nossa Senhora

No final da tarde da próxima sexta-feira, 22 de março, vai acontecer a tradicional Procissão do Encontro, pelas ruas do centro de Natal. Trata-se de uma atividade religiosa, que acontece anualmente, há mais de 200 anos, na última sexta-feira da Quaresma, preparando os fiéis para a Semana Santa.

A programação iniciará com a celebração de duas missas: às 16h, na Igreja do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, presidida pelo Padre Francisco Fernandes; e, às 16h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), presidida pelo Padre Bianor Júnior.

Após a missa, na Ribeira, os fiéis sairão em procissão com a imagem do Senhor dos Passos, e, também, após a missa, na antiga Catedral, os fiéis conduzirão a imagem de Nossa Senhora da Soledade. O encontro das duas procissões será na Catedral Metropolitana, quando será feito o sermão proferido pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso.

A Procissão do Encontro, organizada pelas bicentenárias Irmandades do Santíssimo Sacramento e do Bom Jesus dos Passos, é uma representação simbólica do encontro de Jesus Cristo com sua mãe, Maria, durante o caminho do Calvário.