3 de maio de 2024
Política

Robério Paulino quer investir em educação fiscal para combater sonegação

Em reunião com a diretoria da Associação dos Auditores do Município de Natal (Asan), na manhã desta segunda-feira (12), o candidato a prefeito de Natal Robério Paulino (PSOL) afirmou que pretende investir em educação fiscal para conscientizar a população da importância de pagar os impostos corretamente. A reunião foi proposta pela Asan para discutir ações que possam contribuir para o fortalecimento do fisco, aumento da arrecadação própria e promoção da justiça fiscal.

“Nós sabemos que os auditores têm um papel fundamental para aumentar a arrecadação e nós queremos manter uma parceria. Eu me comprometo a indicar um auditor de carreira para o cargo de secretário para que ele possa desenvolver um trabalho que vai ser definido em conjunto. A sonegação fiscal é uma coisa que me preocupa muito. Eu acredito que nós podemos aumentar a arrecadação combatendo a sonegação e isso se faz com educação fiscal. É preciso conscientizar as pessoas sobre a importância dos impostos, é preciso mostrar que esse dinheiro será revertido em benefício da população com aumento do número de escolas, por exemplo”, disse o candidato.

O presidente da Asan, José Matos, falou ainda do Fundo de Modernização e Aperfeiçoamento da Administração Tributária (FMAT) que foi regulamentado em 2012, mas nunca foi aplicado. Robério Paulino garantiu que vai colocar o FMAT em funcionamento. “É lei e nós vamos cumprir a lei”, disse. O objetivo do FMAT é proporcionar autonomia financeira à Secretaria de Tributação, permitindo que os recursos sejam utilizados para qualificação de auditores, compra de softwares e até para a manutenção da sede da secretaria.

Reuniões
A Asan está promovendo reuniões com os candidatos à Prefeitura de Natal para discutir ações que promovam o fortalecimento do fisco, aumento da arrecadação própria e promoção da justiça fiscal. “Nós queremos ouvir os candidatos e também expor nossas reivindicações que beneficiam não apenas a categoria, mas a sociedade como um todo”, disse José Matos, presidente da Asan.

roberio