5 de maio de 2024
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Secretária Adjunta afirma que Jucurutu possui Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Ontem (25), o blog publicou a seguinte noticia: “MP recomenda maior controle de infecção hospitalar em Jucurutu”.

Não há Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Jucurutu. A Promotoria de Justiça da cidade foi informada da atual situação pela própria  Secretária Municipal de Saúde.

Em razão disso, a Promotoria recomendou à Prefeitura e à Secretaria de Saúde que tomem providências, constituindo e pondo em efetivo funcionamento a Coordenação. Os dois terão 30 dias para informar à Promotoria quais providências foram tomadas.

As Coordenações Municipais de Controle de Infecção Hospitalar devem coordenar as ações de prevenção e controle de infecção na rede hospitalar do Município. De acordo com a Lei Federal 9.431/97, todos os hospitais do País são obrigados a manter Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), que consiste no conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Compreende-se por infecção hospitalar qualquer infecção adquirida após a internação de um paciente em hospital e que se manifeste durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a hospitalização.

Nesta terça-feira (26), recebemos um e-mail da Secretaria Adjunta de Saúde do município, prestando esclarecimentos.

Só para maiores esclarecimentos o Hospital de Jucurutu possui Comissão de Controle de Infecção Hospitalar instituída em 2009 de acordo com a Portaria nº 2.616, de 12 de maio de 1998, e que esta em efetivo funcionamento, e há muitos anos não é registrado nenhum caso de Infecção Hospilatar“.

Lidja Santos
Secretaria Adjunta de Saude de Jucurutu