3 de maio de 2024
Política

Semana de Combate à Fake News inclui palestras para jovens e servidores da Câmara

A última semana de abril, marca a Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas, as Fake News, em Natal, data instituída pela Lei 7.092/20 de autoria vereadora Júlia Arruda. Além de promover uma campanha para as redes sociais sobre o assunto, o mandato da vereadora realizará palestras em escolas públicas sobre o perigo do compartilhamento dessas informações, bem como o reconhecimento das notícias falsas, conteúdo que estará presente em cartazes que serão fixados nas instituições.

A iniciativa conta com a parceria da professora Valquíria Kneipp, coordenadora do grupo de pesquisa “Gemini Pesquisa em Comunicação Midiática” da UFRN, que proferiu palestra para servidores da Câmara Municipal de Natal sobre “Como enfrentar a desinformação” e também falará para alunos de instituições públicas na próxima sexta-feira (28), na Escola Estadual Myriam Coeli, localizada na Zona Norte.

De acordo com pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada em 2022, 7 em cada 10 jovens não sabiam a diferença entre fatos e opiniões. Uma das funções desta palestra é conscientizar a juventude para que ela possa reconhecer e evitar o compartilhamento das informações falsas.

Para a vereadora Júlia Arruda, a campanha foi pensada para estimular o pensamento crítico da juventude e ainda para alertar a sociedade a respeito da desinformação. “Estamos num mundo conectado que é rápido no compartilhamento, mas pode ser preciso nas notícias para que não tenhamos prejuízos pessoais ou materiais. A Semana de Combate tem o objetivo de estimular a busca por fontes seguras e é isso que pretendemos fazer com essa troca de ideias entre jornalistas, jovens e membros da Câmara”, destacou a parlamentar.