3 de maio de 2024
Sem categoria

Senador do PDT pede saída de Lupi

Do Blog Presidente 40 – Folha/Por Vera Magalhães

O senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu que Carlos Lupi deixe o cargo durante a audiência para ouvir o ministro do Trabalho na manhã desta quinta-feira no Senado.

Taques se absteve de fazer perguntas a Lupi e usou seu tempo para dizer que ele e o partido a que ambos pertencem perderam “condições políticas” e a “confiança da sociedade” para permanecer à frente da pasta.

“A sociedade e o governo perderam a confiança no PDT para ficar nesta pasta”, disse Taques.

O ex-procurador da República afirmou que não falava como jurista, mas como político. “O tempo jurídico é diferente que o tempo político”, afirmou.

Lupi negou que tenha entrado em contradição ao negar ter voado em aeronave alugada pelo empresário Adair Meira, que tem contratos com o Ministério do Trabalho.

O ministro ainda apresentou uma terceira versão para o voo, dizendo que a aeronave Seneca em que viajou no Maranhão foi “doada” ou “cedida” por empresários que têm “relação” com o PDT local –que negara ter pago o aluguel do avião.

Lupi disse ainda que recebeu diárias do ministério para essa viagem –que tinha dito que era em missão partidária.

Diante de tantas contradições, cresce no governo a avaliação de que Lupi inviabilizou sua permanência.

Diferentemente do tom destemido e irônico de seu depoimento na Câmara, na semana passada, adotou um tom humilde, pediu desculpas e gaguejou em vários momentos, demonstrando nervoso.