3 de maio de 2024
Natal

Unidade de Saúde no Planalto inicia semana de mutirão de mamografias

Informe Publicitário

Dando continuidade ao mutirão de mamografias gratuitas promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, em parceria com o Grupo Reviver, a Unidade de Saúde Rosângela Lima, do Distrito Sul, localizada no bairro Planalto, iniciou a ação na manhã desta segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26).

O atendimento acontece durante todo o dia. Cerca de 60 fichas de atendimento são disponibilizadas por dia, a partir das 7h, sendo 30 destinadas a atendimentos pela manhã, e as outras 30 para atendimentos à tarde. O resultado da mamografia é entregue entre 15 e 30 dias após a realização do exame.

A Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, estará na unidade realizando mamografias gratuitas, a demanda é aberta a mulheres entre 50 e 69 anos de idade, que poderão fazer mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário apresentar apenas documento de identificação, CPF e comprovante de residência, sem a necessidade de pedido médico. Já para as mulheres fora dessa faixa etária, será necessário apresentar uma requisição médica.

O mutirão de mamografias faz parte da programação do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. “Estamos dando suporte ao grupo Reviver nessa ação que é extremamente importante para a prevenção do câncer de mama”, afirma Rayla da Costa, diretora da Unidade de Saúde Rosângela Lima.

A ação acontecerá durante todo o mês de outubro, passando pelos cinco Distritos Sanitários de Natal, com a intenção de realizar o máximo de exames possíveis. A estrutura comporta cerca de 60 a 70 procedimentos diários e conta com o serviço de quatro técnicos e médicos radiologistas, que são responsáveis pelo laudo. Além disso, durante o mês, as unidades de saúde realizarão diversas atividades de promoção à saúde da mulher. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones: 3232-8400/8401/8402.

Seharpe regulariza imóveis e realiza obras estruturantes no Passo da Pátria

A Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) desenvolve há cinco anos na comunidade ribeirinha do Passo da Pátria, localizada na zona Leste de Natal, um projeto de regulamentação fundiária de 1.200 imóveis na área.

Segundo o secretário da Seharpe, Carlson Gomes, o trabalho foi concluído agora em 2018, faltando apenas o sinal verde da Secretaria do Patrimônio da União para que a secretaria possa entregar a titulação dos imóveis às famílias beneficiadas. “Realizamos um trabalho social importante com as famílias no Passo da Pátria. Os imóveis foram construídos em área de assentamento e não tinham regularização fundiária. Com o trabalho desenvolvido, agora as 1.200 famílias finalmente terão o título de propriedade. Isto vai valorizar os imóveis para uma futura venda”, observou Carlson Gomes.

Ainda no Passo da Pátria, a Seharpe concluiu reparos em um canal de 400 metros de comprimento, o que vai propiciar o escoamento das águas pluviais que atormentam a população no inverno. Além do canal, a secretaria vai construir uma praça próxima à unidade de saúde da comunidade. Outra atividade da secretaria na área é a recuperação de pontilhões (pequenas pontes) reivindicada pela população. O total do valor investido nas obras é de R$ 750 mil.

29330

Semtas abre mais 150 vagas para Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional

Com objetivo de seguir investindo na qualificação profissional do cidadão, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP), abre a partir de quinta-feira (04) e sexta-feira (05), mais 150 vagas dos cursos gratuitos profissionalizantes oferecidos pelo município do Natal.

São 101 vagas destinadas a demanda aberta (pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (a partir de 16 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho); e 49 vagas para usuários da rede socioassistencial (acompanhados pelas unidades descentralizadas da Semtas), além de Instituições parceiras. Até o final de novembro, a previsão é de que mais 500 vagas sejam abertas pela Semtas, através do DDQP.

De 2013 a 2018, já foram ofertadas 24.995 vagas dos Cursos de Qualificação Profissional promovidos pela Semtas. O que significa que mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas com a implantação dos cursos profissionalizantes e a oferta de vagas.

“Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Semtas não só contribuem para a inserção no mercado do trabalho, como auxiliam para a disseminação do conhecimento e habilidades que são exigidas neste mercado. Aideia é oferecer oportunidades que o qualifique para o trabalho que ele vai exercer no futuro, promovendo aulas práticas e orientações de como elaborar um currículo, ou se comportar durante uma entrevista de emprego, por exemplo. É uma ação voltada para a qualificação profissional da comunidade, nas mais diversas áreas do conhecimento”, ressalta a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

Para esta etapa, entre os cursos oferecidos estão: Doces e Salgados Gourmet, Vagonite, Escovas e Penteados, Design de Sobrancelhas, Corte de Cabelo Masculino e Design de Barbas.

Os cursos têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde.

 

Centro de Controle de Zoonoses realiza castração

Neste último domingo, 21, aconteceu um mutirão de castração em animais. Essa foi uma iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Para participar da ação foi necessário o cadastro do animal e levá-lo para a triagem na sexta-feira (19), para que pudesse ser avaliado por veterinários.

Inicialmente foram chamados 70 animais, dos que foram cadastrados, para participarem da triagem. Destes, a partir de critérios veterinários, foram escolhidos os que estavam aptos a serem castrados. Pelo motivo de muitos deles terem algum problema de saúde, e por outras pessoas não terem comparecido para o procedimento.Foram castrados 28 gatos machos – espécie e gênero que eram prioridade.

Segundo Alessandre Medeiros, diretor do CCZ, essa ação tinha a intenção de fazer o controle populacional e evitar a transmissão de doenças entre os animais. “ Quem teve prioridade foram os que tinham mais de cinco animais, o que aumenta o risco de agravos. Especialmente os que são da zona norte, pois são bairros de alto risco para a esporotricose e para raiva. Evitar essas doenças é o nosso principal objetivo”, reforça Alessandre.

A data do próximo mutirão ainda será marcada e está sendo analisada pelo CCZ. E em paralelo a isso o início das castrações a cada quinze dias, com menor número de animais, também está sendo discutida.