2 de maio de 2024
Imprensa Nacional

31 de março: Exército ameaça punir oficial que comemorar aniversário do golpe militar

Da Folha 

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou a interlocutores que a Força punirá oficiais que comemorarem o aniversário do golpe militar nesta sexta-feira (31) ou participarem de eventos organizados por militares da reserva.

Segundo relatos feitos à Folha, a orientação foi repassada a oficiais-generais. A principal preocupação está com os movimentos previstos entre reservistas no Rio de Janeiro.

Para isso, oficiais da Força ficarão atentos à movimentação no Clube Militar —grupo de integrantes da reserva que promoverá um almoço, no Rio, para celebrar o golpe de 1964.

O evento é convocado sob a alcunha “Movimento Democrático de 1964”, com ingresso a R$ 90 e restrito a sócios e convidados.

A ditadura militar no Brasil (1964-1985) teve uma estrutura dedicada a tortura, mortes e desaparecimento.

Somente o plano de ignorar a data foi acertado entre Múcio e os comandantes Tomás Paiva (Exército), Marcos Olsen (Marinha) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica), em conversas informais.

TL CONTA MAIS 

Não é de hoje que militares reformados tentam comemorar a trágica data .

Em 2013 o então deputado Jair Bolsonaro tentou propor uma homenagem honrosa ao Golpe Militar, mas foi barrado pelo entorno presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves.

O regimento da Casa veda de forma expressa qualquer movimento que louve o ato que fechou o Congresso Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *