7 de maio de 2024
CULTURA

38 dias depois, Professor corrige cálculo de 11 mil mortos

Segue nota do Prof José Dias do Nascimento Jr.

Comento a seguir.

Caro Cassiano Arruda, os anos devem qualificar um bom jornalista; não o contrário! A Tribuna do Norte, quem veicula suas produções, precisa qualificar seus parâmetros de apuração da informação para filtrar eventuais falácias e mentiras.

O bom Jornalismo deve evitar e não disseminar informações falsas e manchar a sua história.

Seguem as informações corretas, que precisam ser publicadas, e solicitamos que o texto atual seja retirado do ar, e um novo texto com qualidade e precisão das informações seja ofertado aos cidadãos do RN.

Falácias que são impulsionadas por jornalismo que se apressa sem checar os fatos. Logo, não é Jornalismo. Seguem os dados para produzir informações de qualidade e esclarecer a população, em vez de usar minha reputação para fins que desconheço:

1 – Meus modelos nunca fizeram previsão de 11 mil mortos;

2 — Não são do London College. Aqui o link do meu paper: https://www.medrxiv.org/conte%E2%80%A6/10.1101/2020.04.09.20060053v3

3 — Não são modelos oficiais da Sesap-RN, e sim uma visão do Comitê Consultivo.

De forma informativa, coloco qui meu CV Lattes no Brasil e Minha Página na Universidade de Harvard

https://scholar.harvard.edu/donascimento/home

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797551D1

TL COMENTA

Os dados apresentados no post do Território Livre desta manhã foram publicados, na edição do dia 8 de Abril, da Tribuna do Norte.

E não tiveram nenhum desmentido na época.

Uma conta errada é uma conta errada. Tenha sido feita por um diplomado de Havard ou aprendiz da tabuada de d. Maroquinha, professora de aritimética nos anos ´50, em Nova Cruz.

Não é facil reconhecer que 11.379 mortos é diferente de 122, segundo dados da SESAP.

Mudar o resultado depois que o jogo acaba é fácil.

É por isso que nossa Lei de Imprensa oferece um prazo para que os desmentidos reclamados agora, depois de 38 dias da publicação, sejam corrigidos.

Não se conhece qualquer desmentido do que foi publicado em 8 de Abril. Assim como do Doutor Professor que aparece no noticiário do dia, como responsável pela equipe dos cálculos e projeções matemáticas.

O trabalho do Jornalista é de domínio público e todo leitor/ouvinte/telespectador/web-leitor pode se pronunciar, sem que os diplomados se sintam inatigíveis.

Com as devidas escusas e respeito pelo mérito acadêmico, por quem evitou fulanizar o fato que aterrorizou milhares de natalenses, mas lembrou-se de cobrar a responsábilidade da fonte desse tipo de noticia. Ou Fake News. Como aconteceu.

CAC

18 thoughts on “38 dias depois, Professor corrige cálculo de 11 mil mortos

  • observanatal

    O doutor professor não precisava colocar o link do Lattes dele, só precisava dizer “à época eu estava certo que não estava errado, mas errei, deixei o que o Governo do Estado usasse esses dados para assustar a população e dar um tiro no pé da credibilidade da pandemia enquanto eu ficava caladinho”.

    Havard, professor, também forma muitos desqualificados, em vários aspectos, já que instrução não é educação, o que obviamente não é seu caso. Infelizmente, o senhor não tem sido diferente de muitos experts e espertos, o jornalismo é o único a errar, quando previsões de doutores não acertam. Graças a Deus!

    Da próxima vez, fique mais atento, seja pró-ativo e diga o que é seu e o que não é, mas sem causar transtornos ao povo do RN, de forma CLARA, coisa que tem faltado ao Brasil.
    Obrigada.

    Resposta
  • Roberto

    Cassiano Arruda quer saber mais que o Prof. Dr. José Dias….kkkk

    Resposta
  • Roberto

    O mesmo Território Livre foi o responsável por divulgar um decreto FAKE. Vcs do Território Livre fazem um desfavor ao povo do RN,

    Resposta
  • Roberto

    Gente o Território Livre já publicou até decreto FAkE.

    Resposta
  • PedroArtur

    Estou com o jornalista , Cassiano Arruda que tem credibilidade , esse doutorzinho de meia tigela fala merda e o povo do RN fica assustado e ai.

    Resposta
  • observanatal

    O professor colocou os alunos para tentar descredibilizar o blog? Coloque mais. Errou e errou feio! A arrogância também faz parte dos gênios de Harvard?

    O “decreto” foi uma ironia, que só errou na imagem, mas se deixassem de preguiça e lessem o texto, perceberiam o tom irônico.

    Irônico mesmo, alunos do doutor professor, foi que o cálculo que deveria impactar o povo com medo, teve efeito reverso. A partir daí as pessoas foram para a rua, graças aos 11 mil óbitos até a data de hoje. Anúncio irresponsável!

    Resposta
    • Deixa o professor pra lá e Cassiano Arruda também. Sou leitora e não acreditei no episódio do Decreto falso quando pouco se sabia sobre a COVID-19. Fiquei decepcionada, mas fica a cicatriz para a Tribuna do Norte! Quanto ao professor preciso que alguém explique o artigo. Se os valores são para o Brasil ou pra o RN. O professo deveria também expor para leigos o estudo feito.

      Resposta
  • Brasileiro Patriota

    Bom, o prezado jornalista falou que o Prof. não havia desmentido as previsões em 8 de abril que foram postadas neste mesmo blog. Contudo, na postagem de 8 de abril não há NENHUMA MENÇÃO, ao referido professor.

    https://blog.tribunadonorte.com.br/territoriolivre/tragedia-em-tres-cenarios/

    O que não pode ocorrer de maneira nenhuma é essa IDOLATRIA A JORNALISTAS. Esses profissionais não são DEUSES INEXORÁVEIS! Toda e qualquer crítica a jornalistas ou à sua atuação profissional são sempre encaradas como um ataque à princípios gerais.
    Isso é uma grande mentira. Jornalistas NÃO SÃO PERFEITOS, muito menos estão acima do bem e do mal. JORNALISTAS NÃO SÃO DEUSES!

    Resposta
    • Brasileiro,
      Não foi neste blog, mas em matéria de página inteira da Tribuna do Norte – impressa.

      Resposta
    • observanatal

      O analfabetismo funcional de Harvard.

      Não sabe quem pública o quê e onde, quer dizer o que é jornalismo.

      Resposta
  • Paulo César

    acho muito tarde pra o aprendiz vir se desculpar, estou com o TL e assino tudo em baixo. parabéns Cassiano e todos os que Fazem esse Blog! gostando muito de acompanhar e formar minha opinião após ler seus posts!

    Resposta
  • Sergio B

    Obrigado pelo seu jornalismo, excelente, imparcial e sério, Cassiano. Ainda bem que ainda temos jornalistas notáveis como vc. Pq essa nova geração é toda composta de lulistas fanáticos adestrados, que não representam em nada a esquerda verdadeira. São a geração esquerda caviar: No conforto do apto deles se sentem os donos da verdade, todos apenas querendo curtidas nas suas redes sociais.

    Resposta
  • José Augusto

    Cassiano, vc é burro ou safado ? O que o professor disse e que não foi ele que fez esses cálculos de 11 mil
    Mortos. E difícil de entender isso?

    Resposta
    • observanatal

      A educação pífia dos alunos de Harvard.

      Resposta
  • Muito bom o currículo do professor José Dias. Admirável em astrofísica. Mas nenhuma experiência em epidemiologia, que é a área que ele deveria conhecer para dar sugestões. Será q a UFRN não tem em seu corpo docente ninguém com essa qualificação? Não entendo por que foram pedir acessória científica de quem não conhece a área. Uma pena, coloca no nome de uma excelente instituição em jogo.

    Resposta
  • Será que a reação tardia do Dr José não tem outro proposito diferente do que ele informou?
    Liguem os pontinhos. Comunicação do Governo do RN, o Prof Dr e “fakenews”.

    Resposta
  • observanatal

    Que bom, não está fácil ser jornalista no Brasil, todos querem dar opinião. E agora os médicos, epidemiologistas, estatísticos, descobriram que somos sumidades em todos os assuntos e queremos ensinar a quem sabe. Só é bom assim, na alegria e na tristeza.

    Chorem alunos de Harvard. Podemos até chegar aos 11 mil óbitos no RN, porque não gostamos de cumprir regras e nem somos práticos, assertivos. Mas que até ontem não morrem 11 mil, não morreram!

    Rita tem toda razão. Acho que este blog virou inimigo do Governo do diálogo, da professora marketeira de pipoca, a ausente Fátima Bezerra do gópi.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *