2 de maio de 2024
Imprensa Internacional

A Inteligência Artificial chega às redações dos jornais


O mais popular jornal da Alemanha, o Bild revelou que planeja substituir parte de sua equipe por
inteligência artificial, a fim de cortar custos, já que a empresa planeja se tornar totalmente digital nos próximos anos.

A publicação tablóide de propriedade da editora Axel Springer, alertou a equipe que serão feitos cortes enquanto inicia a transição dos jornais impressos físicos para exclusivamente digitais,  já que o número de leitores também está em declínio.

Funções como editores, jornalistas de produção impressa, revisores, editores de fotografia e assistentes não existirão mais como existem hoje.

Embora não esteja claro quantos empregos serão perdidos, acredita-se que seja próximo a centenas.

O CEO Mathias Döpfner afirmou em fevereiro que as ferramentas de IA, como o ChatGPT, poderiam “tornar o jornalismo independente melhor do que nunca – ou substituí-lo”, acrescentando que a IA em breve seria melhor na “agregação de informações” do que os jornalistas físicos.

Além disso, o jornal fundirá vários de seus títulos regionais e fechará completamente escritórios menores. Seu irmão em papel, Welt, também será transformado  em totalmente digital nos próximos anos.

A medida foi criticada pela Associação de Jornalistas Alemães (DJV), alegando que os jornais apenas perderão mais leitores devido à redução do jornalismo local.

Fontes:
Frankfurter Allgemeine e  WinePressNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *