2 de maio de 2024
Saúde

A MOSCA NA SOPA DA ENFERMAGEM

Game Changer’ (Quem vira o jogo), mostra uma boneca de enfermeira como super-heroína. O quadro foi doada por Banksy ao Hospital Universitário de Southampton em 2020. Um ano depois, estabeleceu novo recorde para o enigmático artista, vendida por 126 milhões de reais.

Mal tinha acabado a fase mais crítica da pandemia, já dava pra notar que  o reconhecimento pelo trabalho, esforço e sacrifício dos profissionais de saúde iria ficar somente em vazias palavras de gratidão.

Os mais ingênuos esperavam alguma  ação consistente para melhoria salarial e condições de trabalho, com a mesma presteza como foram convocados jovens médicos e enfermeiros para a luta quase suicida.

Os grandes investimentos, agora relembrados no guia eleitoral, não foram além de equipamentos, incluídos os de proteção individual, os que mais falharam.

As questões fundamentais, como pisos salariais e ajustes nas jornadas de trabalho foram realocadas  nas rubricas das ações de longo prazo dos planejamentos estratégicos.

A certeza que as novas ondas e crises passariam, aposentou precocemente os passaportes sanitários, acalmou o furor vacinatório,  e determinou que no Hospital do Dr. Abrantes, tudo voltaria a ser como d’antes.

O primeiro sinal já foi patognomônico.

O  Tribunal de Contas mandou  cortar as gratificação de insalubridade de quem mesmo aposentado havia voltado ao batente em hotéis travestidos de hospitais, UTIs improvisadas e UPAs com pacientes contados, como gado,  às horas de porteiras abertas.

Ainda era preciso provar, não só que a atividade era de risco, como os salários são injustos para a complexidade e importância do trabalho.

A primeira governadora de origem popular e o primeiro governo do partido dos trabalhadores não deflagraram esta bandeira, deixando a batata assar no Congresso Nacional, que prescreveu a receita adequada e necessária.

Os companheiros e companheiras, ex-sindicalistas, perderam a fórmula que calculava a recomposição dos salários.

Esqueceram como se pede a reposição das perdas acumuladas em sucessivos governos burgueses.

Não  lembraram mais de outros benefícios.

Muito menos da equiparação com os demais poderes, incluído o que veta o aprovado democraticamente pelo parlamento.

Apesar de tudo,  os velhos slogans sempre insistem em voltar, por mais que ainda achem que enfermeiro só serve  pra dar sopa na boquinha dos doentes.

A luta continua.

Follow Your Dreams (Siga seus sonhos), um dos primeiros trabalhos de Banksy, em 2010, pintado em um muro da Rua Essex, na Chinatown de Boston, Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *