18 de maio de 2024
CharutosSociedadeViagem

A “Tota Trip Friends” vive a incrível “JAMM FARMER Experience”

Na última quinta, um grupo de amigo embarcou para a “Tota Trip Friends” rumo à “JAMM FARMER Experience” em Alagoinhas/BA.

Objetivo? Conhecer a Agropecuária FEANBE e nela a plantação de laranjais, a criação de gado Nelore, e, especialmente, a plantação de tabaco e a fábrica da JAMM Cigar, tudo do empresário e agropecuarista José Antônio Monteiro.

No grupo, o líder Tota Barbosa da Tota Tabacaria, que deu o ponta pé à essa conexão quando aqui realizou o “Tota Cigars Friends”, em agosto último, e trouxe à cidade o JAMM José Antônio.

Então, voltando, fomos Tota Barbosa e sua musa Maria Helena Melo, o casal Isabela Melo e Rafael Negreiros, e este colunista.

Embarcamos na quinta, às 12h10, pela GOL, e chegamos antes das 14h00 no Aeroporto de Salvador. Lá, nos aguardando, o marketing da JAMM Lucas Abbehusen e uma super van Mercedes-Benz preta para, direito, irmos à Alagoinhas/BA, onde encontra-se à fazenda-agropecuária FEANBE.

No conforto do receptivo, durante 02h00 de percurso, água, refrigerantes e cervejas Heineken. Uma viagem boa, onde se ver como a Bahia é rica em indústrias. Passamos em frente a segunda maior fábrica da Heineken, perto da entrada da Alagoinhas, que é considerada a Capital Nacional da Cerveja de tantas fábrica que tem… aliás, aproveitando a deixa, a Bahia, depois de Cuba, Nicarágua e Estados Unidos, é a maior produtora de charutos do mundo, e, orgulhosamente, a JAMM Cigar está nesse grupo & rota.

Por volta das 16h30 chegamos a FEANBE e prontamente fomos recebidos pelo proprietário amigo José Antônio Monteiro e sua simpática esposa Fabiana Miller Monteiro, além do “Rota do Charutos”, o renomado paulista sommelier de charutos, Bruno Lee.

Recepção calorosa, com abraços e energia boa. Em seguida, com as bagagens nos quartos – são 12 suítes bacanas e à disposição para receber quem desejar viver a JAMM FARMER Experience – fomos à área social da grande casa da fazenda. Um deck abaixo de uma mangueira e um abacateiro com várias cadeiras confortáveis, visual incrível do pôr do sol, música ao vivo, coquetel de muitas delícias e idem drinks feitos pelo casal expert Raquel e Gil Ferreira, que nos acompanhou durante todo o fds. E, claro, muuitos charutos JAMM. A galera degustou e baforou à vontade.

Baforadas, papos e drinks entraram pela noite, configurando uma boas vinda de primeira. Siim, no quarto de cada, um kit nos aguardava: um cartão e uma caixa de madeira de charutos personalizadas, uma camiseta e uma garrafa de mel artesanal, além de muita limpeza e arrumação.

Por volta das 22h00, o jantar farto e saboroso, todo com mesa posta by “home & table” de Fabiana, que tem essa empresa de vestir mesas e afins. Todos os dias, uma conjunto especial, tanto no café da manhã, quanto no almoço e jantar. Além da experiência dos charutos, é um fds de comilança mesmo, o tempo todo somos servidos de boa comida e bebida, e, claro, charutos JAMM.

Fotos das boas-vindas e quinta-feira…

Na sexta acordamos e um bonito café da manhã já nos aguardava. Tomamos café e seguimos em dois Defenders pela FEANBE. Conhecemos as várias fazendas de José Antônio, incluindo o seu gado nelore e o seu mega laranjal. Ao todo são 04 grandes plantações de laranja, aquela que consumimos em casa para consumo como fruto e sucos. No meio do passeio, paradas estratégicas para descanso, fotos e drinks refrescantes. Raquel e Gil nos acompanha em toda rota, montam a mesa e na hora fazem as caipifrutas e o negroni com lascas de laranja. Nisso tudo, a turma sempre de charutos em mãos.

Pensem numa aventura legal andar de Defender. O da frente pilotado por José Antônio Monteiro, com Maria Helena/Tota, Isabela/Rafael e o gerente Adenor. No outro, Bruno Lee, este colunista, Lucas Abbehusen, Raquel e Gil Ferreira. Resenhas ótimas.

Por volta das 13h30 chegamos para o almoço. Pós-almoço, um breve descanso e seguimos conhecendo mais laranjais, mais fazendas de gado e novas trilhas. No passeio vespertino fomos conhecer os armazéns de secagem da folha do tabaco e a plantação do mesmo. Uma linda plantação de tabaco com outros armazéns de secagem nos aguardavam unidos ao por do sol baiano… um show!!

Um negócio e estrutura de primeiro mundo. A FEANBE é enorme, são 80 km de terra produtiva, organizada, com 150 funcionários fardados, coisas do alto agro brasileiro que dá certo, que gera emprego e renda, coisa real de primeiro mundo.

Na sexta à noite, depois de coquetel e drinks, música ao vivo, papos e mais charutos JAMM, um jantar de matar de bom. Este que vos escreve repetiu várias vezes… fazia em média vários pequenos pratos. Não sou bobo, valia a pena.

Fotos da sexta-feira…

No sábado, acordamos, tomamos café e fomos a um talk com o Rota do Charutos Bruno Lee, que nos deu uma aula sobre charutos, produtores, produção, tipos, etc, etc. Em seguida, seguimos à Fábrica da JAMM Cigar, que fica ao lado da sede da grande casa da FEANBE.

E, que fábrica bacana e organizada! Inicialmente, pensamos que se restringe à duas salas-casas de fazer o charutos em si, mas, por trás, são vários armazéns com as várias etapas de amadurecimento das folhas do tabaco até que estejam prontas para serem transformadas em charutos. Todos forrados com madeira cedro, com umedecedores e controle de temperatura. São verdadeiras adegas de folhas de tabaco.

A produção é um show à parte: são 28 charuteiras trabalhando manualmente e artesanalmente, produzindo os charutos JAMM Cigar.

Fomos recebidos pelo gerente César e pela charuteira chefe Nea Barbosa, e tivemos a oportunidade de produzirmos o nosso próprio charuto. Tota Barbosa, Maria Helena Melo, Rafael Negreiros e Isabela Melo, além deste que vos escreve, colocaram a mão nos charutos e fizemos os nossos. Volto a dizer, uma experiência incrível presenciar in loco as charuteiras trabalhando e produzindo os charutos JAMM.

Pós visita à fábrica fomos recebidos embaixo de uma sombra de um grande árvore, logo ao lado, para descanso à brisa, papos e drinks, dentre eles caipis de limão e laranja.

Seguimos pra área social da fazenda onde toda equipe de charuteiras foram recebidas por José Antônio Monteiro e Lucas Abbehusen para assistirem o novo vídeo institucional dos Charutos JAMM Cigar. Momento emocionante que culminou com todas as charuteiras abraçando José Antônio.

Almoçamos, descansamos e seguimos para novas rotas no Defender. Outra tarde de trilhas e aventuras do agrado com direito ao show do pôr do sol.

À noite, o jantar e mais papos até altas horas, e o sentimento dos melhores, de que tudo valeu a pena, e de que, com toda certeza, voltaremos.

Fotos do sábado…

No domingo, acordamos, tomamos café e carinhosamente nos despedimos da Família JAMM e da “JAMM FARMER Experience”. Seguimos na super van para o Aeroporto.

Chegamos em paz, com saúde e felizes. Assim foi realizada a 1ª “Tota Trip Friends”.

Foto do domingo…

Desde canto, o nosso obrigado à José Antônio Monteiro pela JAMM FARMER Experiência, pela forma com que nos recebeu e nos abraçou nesses 03 dias de bons momentos. Muito obrigado!!

Muito obrigado também à sua esposa Fabiana, à sua filha Bia, ao seu primo Beto, a Lucas Abbehussen e a Bruno Lee, e a toda Equipe Fazenda FEANBE & JAMM Cigar.

Muito obrigado à Tota Barbosa, o percussor do charuto em Natal, que através dele, tudo isso foi possível. À Maria Helena Melo, Isabela Melo e Rafael Negreiros o obrigado pelas excelentes companhias.

Essa equipe já está formada e pronta para novas “Tota Trip Friends” and “JAMM FARMER Experience”.

Valeeeu!!

2 thoughts on “A “Tota Trip Friends” vive a incrível “JAMM FARMER Experience”

  • RAQUEL FERREIRA

    Quero a gardecer em especial Sr José Antônio.
    Por fazer parte destes momentos tão celebre,e juntamente cm “Tota Trip Friends” and “JAMM FARMER Experience”.
    Mostrar nosso trabalho.
    Proporcionando um bom Drinks e degustar de uma boa bebidas e delicioso petiscos.

    Resposta
    • Bebeto Torres

      Raquel, agradeço o seu trabalho junto com o de Gil, sempre prestativos, atenciosos e solícitos.
      Muito obrigado!
      Foi realmente uma experiência incrível!
      Voltaremos…
      Abraços!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *