6 de maio de 2024
CULTURA

A vacina pode fornecer mais proteção do que a imunidade natural da Covid-19.

 

C22A2B64-AE38-45F7-BC55-5A710BFDBACD

Fonte: David Hogberg para o Washington Examiner, 6/8/2021

As vacinas COVID-19 podem fornecer maior proteção contra a reinfecção do que a imunidade natural, de acordo com um novo estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

“Se você já teve COVID-19 antes, por favor, ainda assim seja vacinado”, disse a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, em um comunicado.  “Este estudo mostra que você tem duas vezes mais chances de se infectar novamente se não for vacinado.  Tomar a vacina é a melhor maneira de se proteger e proteger outras pessoas ao seu redor, especialmente porque a variante Delta, mais contagiosa, se espalha pelo país. ”

O estudo comparou 246 pacientes em Kentucky que foram reinfectados com o coronavírus com 492 pacientes que não foram reinfectados.  Ele encontrou uma taxa mais baixa de vacinação entre aqueles que foram reinfectados.

“Residentes de Kentucky com infecções anteriores que não foram vacinados tinham 2,34 vezes mais chances de reinfecção em comparação com aqueles que foram totalmente vacinados”, escreveram os autores do estudo.

Ainda assim, o estudo tem algumas limitações.  Primeiro, as reinfecções foram confirmadas usando um teste de antígeno e não todo o sequenciamento do genoma necessário para confirmar que a reinfecção foi causada por um vírus distinto e não estava relacionada à primeira infecção.  Em segundo lugar, as pessoas vacinadas têm menos probabilidade de fazer o teste para COVID-19, o que pode superestimar a relação entre a falta de vacinação e a reinfecção.

Finalmente, o estudo tem um tamanho de amostra relativamente pequeno de apenas 738 pacientes.  Tamanhos de amostra menores são mais propensos a resultados tendenciosos.  Os autores do estudo observaram que estudos adicionais com “populações maiores são necessários para apoiar essas descobertas”.

TL Comenta:

Com doses disponíveis para todos e estímulos para quem for vacinado, o percentual de 50% da população  totalmente imunizada, não têm aumentado nos Estados Unidos.

Mesmo que alguns estados estejam remunerando em 100 dólares, cada braço que chega pra seringa.

656A5C6C-E42A-46CA-9D6A-F910317C0C4E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *