28 de abril de 2024
Coronavírus

A variante Ômicron não está pra festa

­

45003ADD-71BF-4F1A-B966-89FD59296F3E
Um trabalhador médico dando instruções para testes de coronavírus em Seul na terça-feira. Foto: Ahn Young-Joon/Associated Press

Festas populares e aglomerações parecem ser os ambientes ideais para a propagação ainda mais veloz da variante Ômicron.

Enquanto Israel abranda as restrições, mas mantém limite no número de pessoas que podem participar de festejos, incluídos os familiares e casamentos, os países asiáticos estão sofrendo as consequências das comemorações do Ano Novo, lunar.

É uma pena que os números  da contaminação no Seridó Potiguar não estão estratificados no Our World in Data

Na Coréia do Sul e em outros países asiáticos, um surto segue o ano novo lunar


Jin Yu Young, para o The New York Times, em 9/2/2022

SEUL – A Coreia do Sul registrou 49.567 casos de coronavírus na quarta-feira, mais um recorde diário registrado na semana passada e um salto de quase 13.000 em relação ao dia anterior.

O aumento nos casos, após o feriado do Ano Novo Lunar deste mês, não mostra sinais de desaceleração, pois as infecções da variante Ômicron altamente contagiosa se espalham rapidamente pelo país.

Outras partes da Ásia que comemoraram o Ano Novo Lunar estão vendo picos semelhantes em casos diários. 

Nas últimas duas semanas, de acordo com o Our World in Data, os casos mais que dobraram em Cingapura.  Em Hong Kong, eles aumentaram mais de cinco vezes, e na Indonésia, mais de onze vezes.

Mesmo os países da região que não observaram oficialmente o feriado, estão vendo picos.  O Japão tem uma média de mais de 94.000 casos por dia, de acordo com Our World in Data, uma duplicação nas últimas duas semanas.

Para combater o Ômicron, o governo sul-coreano implementou um novo sistema de testes há algumas semanas para priorizar grupos de alto risco para PCR.  exames e tratamento.  Na semana passada, estendeu as regras de pandemia que exigem que as empresas fechem às 21h.

No fim de semana, a Coreia do Sul atingiu um milhão de casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia.

O governo está pressionando para que as pessoas sejam vacinadas e recebam suas doses de reforço, e iniciou um sistema de aprovação de vacinas que expira a menos que as pessoas recebam uma terceira dose. 

Os passes são necessários ao entrar na maioria das empresas e instalações públicas, incluindo restaurantes e centros esportivos.

“Tenho certeza de que muitos de vocês estão cansados de tentar por tanto tempo”, disse Jung no briefing.  “Mas pedimos que você coopere conosco, especialmente na obtenção de suas doses de reforço, usando as máscaras adequadas e mantendo o contato pessoal ao mínimo.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *