16 de maio de 2024
Nota

Advogado de golpista condenado é expulso de partido depois de julgamento no STF

O advogado Hery Waldir Kattwinkel,  virou meme nas redes sociais ao confundir o livro de teoria política ‘O Príncipe’, de Nicolau Maquiavel, com a obra infantil ‘O Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-Exupéry.

Mas não foi “só”por isso que o partido Solidariedade decidiu por sua expulsão e sim por todos os ataques do criminalista aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, o Solidariedade informou que o advogado usou ‘falas ofensivas e desrespeitosas’ ao STF e ‘ultrapassou os limites da lei’.

“A direção municipal do Solidariedade em Votuporanga-SP, não compactua com a postura do profissional em atacar a Suprema Corte, ainda que no exercício de sua prerrogativa de defensor constituído, motivo pelo qual comunicamos a expulsão do membro e filiado ao partido”, diz o texto.

Moraes também chamou Kattwinkel de ‘patético e medíocre’ e afirmou que talvez o objetivo do advogado fosse sair vereador em 2024: “Preparou um discursinho para postar em redes sociais.” O criminalista já ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Votuporanga na legislatura de 2017 a 2020.

Kattwinkel defende Thiago de Assis Mattar, um dos bolsonaristas condenados nesta quinta-feira,14, por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Ele teve a oportunidade de falar por cerca de uma hora na tribuna do STF e usou o tempo para antagonizar com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Em sua manifestação, Kattwinkel fez referência a uma declaração falsa atribuída a Barroso, que já foi desmentida pelo ministro, de que ‘eleição não se ganha, se toma’. “Ato antidemocrático é quando um ministro da Suprema Corte fala que eleição não se ganha, eleição se toma. Isso é preocupante. Isso nos causa medo, insegurança, calafrios”, disse.

O criminalista também acusou Moraes de parcialidade ao julgar bolsonaristas: “É um misto de raiva com rancor, com pitadas de ódio.”

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *