11 de maio de 2024
Nota

AleSat está no radar da Petrobras para voltar a ter Distribuidora

Apesar de descartar que esteja analisando uma eventual compra da Vibra (ex-BR Distribuidora) no momento, a Petrobras não vai desistir de voltar ao mercado de distribuição de combustíveis, informaram fontes ligadas ao setor.

A empresa quer pelo menos ter a sua valiosa marca de volta.

O presidente da companhia, Jean Paul Prates, tem sondado outras distribuidoras com objetivo de “ter os pés de novo no chão, junto ao consumidor”, como o executivo já afirmou publicamente.

A marca dos postos Petrobras, da antiga BR Distribuidora, foi arrendada por 10 anos para a Vibra na época da privatização, em 2021. Segundo uma fonte, a ideia é recomprar ou renegociar pelo menos a marca Petrobras de volta, já que a Vibra, por ser uma corporação (chamada ‘empresa sem dono’), teria uma aquisição cara e complexa, tornando a operação mais difícil de conclusão.

Em recente balanço que fez sobre os seis meses da sua gestão, Prates chegou a dizer que não adiantava “bater na mesa, gerar um conflito, criar uma crise midiática” para ter a BR de volta.

ALESAT NO RADAR DE JEAN PAUL PRATES 

Segundo outra fonte, o executivo já teria conversado com algumas distribuidoras, entre elas, a Alesat, quarta maior distribuidora do País, presente há 25 anos no mercado.

A empresa nasceu da fusão da Ale Combustíveis, de Minas Gerais, com a Satélite Distribuidora de Petróleo, do Rio Grande do Norte, e tem a vantagem de ter postos espalhados por quase todo País.

Ao todo são 1.500 postos e 12 mil empregos diretos e indiretos.

Outras empresas também teriam sido consultadas, segundo a fonte. Oficialmente, porém, a Petrobras nega qualquer movimento nesse sentido.

Mesmo antes de tomar posse na presidência da Petrobras, em janeiro, Prates se manifestou contra a venda BR Distribuidora, subsidiária que garantia a integração total da estatal, “do poço ao posto”, como se costuma dizer no setor.

Fonte: Broadcast no Estadão

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