2 de maio de 2024
TRANSPORTE

Antigo ramal é novidade logística para o nosso sal

Roda Viva – Tribuna do Norte – 02/04/23

Um antigo ramal ferroviário, inativo há 70 anos, começa a ser visto como a grande novidade em matéria de logística para o transporte de sal com destino ao consumo pelo agronegócio, no centro-sul do país.

O ramal da estrada de ferro de Saboyinha, entrou em operações em 1915, tem uma extensão de 280 quilômetros e cobria esse trecho em oito horas e 45 minutos, ligando Mossoró (RN) a Souzas (Pb), geralmente em trem misto (passageiros e carga).

As últimas mudanças geopolíticas no leste europeu, criou um imenso mercado para sal, calcário e outros produtos, que chegam ao centro de consumo em carroceria de caminhão (o sal vendido no RN para o agronegócio é todo levado de caminhão).

Estudos realizados no período de desativação do ramal, dm 1953, estima em 26 milhões de toneladas de sal, calcário, telha, cimento e combustíveis o potencial de carga da Mossoró-Souzas.

 

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