5 de maio de 2024
NotaPolítica

Apoio do União Brasil a Lula esbarra na Bahia de ACM Neto e Bivar deve tentar reeleição

Por Maria Cristina Fernandes no Valor 

Fracassou, na noite de ontem, a tentativa de o presidente do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar (PE), de sacramentar uma aliança com a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

O dirigente partidário, que planejava se encontrar com Lula hoje no Ceará, não conseguiu demover as resistências da executiva de seu partido, notadamente do ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, Antonio Carlos Magalhães Neto.

RECIPROCIDADE NA BAHIA 

ACM Neto exigia, como condição do acordo, a retirada da candidatura petista de Jerônimo Rodrigues ao governo baiano.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) resistiu, e o candidato do União na Bahia fincou pé. ACM Neto foi apoiado pelo governador e candidato à reeleição em Goiás, Ronaldo Caiado, e pelo ex-deputado federal Mendonça Filho.

Também integrante da executiva do União, Mendonça Filho teme que uma aliança com Lula viesse a dificultar sua tentativa de reconquistar uma vaga na bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados, calcada num eleitorado antilulista.

BIVAR PARA FEDERAL 

Bivar tende a partir para uma difícil reeleição à Câmara, não mais em aliança com o bloco lulista, mas associado ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), cujo filho, Miguel Coelho (União), é candidato ao governo de Pernambuco.

O partido deve lançar um candidato simbólico à Presidência. O racha no União Brasil antecipa a disputa, em 2023, pelo comando da legenda, dona do maior fundo eleitoral desta campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *