4 de maio de 2024
Livro

AUTOCRÍTICA LITERÁRIA


Aprendiz de Avô
é um livrinho pretensioso.

Desde as primeiras páginas, o leitor  percebe que a intenção do autor é deixar para seus descendentes um daqueles cadernos de anotações que são encontrados empoeirados, no fundo de um baú de guardar quinquilharias familiares.

A coletânea de 59 textos publicados nos últimos cinco anos no blog Território Livre, hospedado no jornal Tribuna do Norte, tem o relacionamento entre avós e netos, o ponto comum de estórias curtas.

O autor que se intitula ‘aprendiz de cronista’ nas bios de suas redes sociais, publica seu primeiro e talvez único livro, aos 71 anos.

Avô de 4, com idades entre 9 anos e 9 meses, o médico aposentado recorda casos como os que relatava com maestria Pedro Bloch, em meados do século passado, na sua coluna imortal Criança Diz Cada Uma.

A mensagem e objetivos são claros: quem sabe ouvir e falar a linguagem dos pequenos,  estará sempre nas suas lembranças quando ouvirem  perguntas inesperadas ou alguma resposta desconcertante dos seus próprios sucessores.

Os laços familiares são explícitos. Da apresentação pela sobrinha Laurita, à orelha escrita pelo irmão Cassiano, até o belíssimo  projeto gráfico do arquiteto Romero Pereira, concunhado.

A capa foi elaborado sobre desenho do falecido artista plástico pernambucano Antônio Carlos Montenegro.

A bico de pena, uma criança  ao espelho vê o que a imaginação do leitor é capaz de mostrar.

Os textos breves que não passam das 100 linhas numa tela de smartphone, são divididos em múltiplos parágrafos, de sentenças enxutas,  parecem redigidos para a leitura em meios digitais.

As ilustrações são abundantes em número e generosas na qualidade dos pintores selecionadas.

Muito Van Gogh, Picasso, Velasquez, passando pelo impressionismo de Renoir até os mais recentes pop Andy Warhol e cenas do cotidiano de Norman Rockwell.

A arte brasileira está presente nas crianças de Portinari, bichos de Tarsila do Amaral e atletas de Rubens Gershman.

Tudo junto e misturado às fotografias dos personagens principais, Davi, Luiz, Laura e Pedro.

Lançado como e-book está disponível nas plataformas Amazon.com por R$ 24,99 e no Kindle, gratuitamente, para assinantes unlimited.

A versão impressa com a qualidade da gráfica OffSet é reduzida e não será encontrada para venda.

Aprendiz de Avô falha pela falta de um subtítulo:

Amor que não se mede.

N. do R.

  1. Ignorado pela crítica especializada, longe das badalações lítero-recreativas, invisível  à mídia,  a não ser nos exíguos espaços ocupados pelo próprio autor, Aprendiz de Avô é o primeiro livro  a não receber registros,  (uma única notinha sequer)  em qualquer coluna ou blog da arcádia potiguar.
  2. Não é por este motivo que deixa de ter sua resenha.
Domicio Arruda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *