4 de maio de 2024
Bastidores

Aves de Arribação voltam ao Agripinismo raiz

A sabedoria popular não tem erro.

Quando é fruto da observação da natureza ainda mais.

Porque são leis da vida que podem ser observadas em Natal, Paris ou Nova York. É a manifestação da vida… real.

O nariz de cera é para lembrar a máxima de Dona Zilá Bezerra, mulher do coronel Teodorico Bezerra, chefe político do velho PSD nos anos 50.

Ao ver os amigos voltarem depois da queda de Jânio Quadros aos corredores do Grande Hotel da Ribeira e dar toda a importância ao marido, Teodorico, que voltava a a ficar de cima na política,  ela tomou a providência de etiquetar móveis e utensílios com a frase:

AMIGOS SÃO COMO AVES DE ARRIBAÇÃO; SE FAZ MAU TEMPO ELAS VÃO, SE FAZ BOM TEMPO ELAS VÊM.

O movimento pode ser observado sem binóculo em torno do ex-senador e ex-governador José Agripino Maia (União Brasil).

Ele segue dizendo que não é candidato a nada no pleito de 2022, mas é a esperança da oposição de ter um  nome catalisador do grupo que segue sem candidato ao Governo e tem a candidatura de Rogério Marinho ao Senado como prioridade maior.

Hoje, o filho Felipe Maia, ex-deputado federal por três mandatos, foi lembrado como o cara para enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT) nas urnas de outubro.

Felipe  deixou de ser candidato em 2018 para ceder o espaço para o pai, que não se elegeu.

Desde então,  focou na iniciativa privada e está muito bem, obrigado. Não parece amimado a fazer voo cego em prol de aliados ressurgidos da própria necessidade.

Enquanto isso, as aves de arribação voltam a procurar o Agripinismo de José,  Felipe e cia.

Amanhã a agenda do presidente do União Brasil está repleta. Vai de João Maia (PL), passando por Sandra Rosado e perspectiva de Rogério Marinho para fechar a agenda de compromissos políticos de Jajá..

Até os Jingles da campanha de 82 e 90 foram resgatados do sistema analógico para a turma do zap. Tudo numa geração espontânea de quem tem pressa de achar um candidato viável, competitivo e de palavra.

Esse último requisito, aliás,  o mais escasso no varejão das nominatas. Nem dona Zilá poderia prever o quão alto seria o voo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *