28 de abril de 2024
Eleições

Bolsonarismo sem filtro tem esperança em fraude de urna eletrônica explicada por argentino

 

É verdade que o clima de normalidade voltou a acontecer no dia seguinte de Brasília com os primeiros passos da transição sob o comando do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

Mas o Bolsonarismo “sem filtro”, aquele que se informa por uma única emissora de rádio e TV, além dos  grupos de Whats app segue firme buscando um terceiro turno das eleições presidenciais, que não vai chegar.

Noite de sexta-feira, 4, e mais uma pérola dessas tomou conta dos perfis dessa turma de luto verde e amarelo.

Agora, um  dossiê  apócrifo repercutido em live com grande repercussão – mais de 400 mil visualizações – foi publicado pelo canal La Derecha Diário de Fernando Cerimedo, que recebeu o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em 13 de outubro em Bueno Aires.

A narrativa falsa ganhou as redes bolsonaristas e mobilizou grupos que ainda se organizam para bloquear as estradas e se concentrar nas cercanias de instalações militares para pedir a intervenção do Exército em um golpe de Estado.

ARGUMENTO SEM FUNDAMENTO 

O principal argumento apresentado no vídeo é de que cinco modelos de urnas eletrônicas usadas na eleição deste ano registraram mais votos para o petista Luiz Inácio Lula da Silva do que para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Esses modelos, diz o dossiê, não teriam sido submetidos a teste de segurança. Apenas a urna 2020 teria passado pelo crivo de peritos de universidades federais e das Forças Armadas.

Essa informação é falsa porque todos os modelos da urna já tinham sido submetido a teste.

RESPOSTA DO TSE

O TSE, em nota, respondeu a mais essa tentativa de fragilizar o seus sistema de urnas eletrônicas nunca antes desacreditado no Brasil.

Não é verdade que os modelos anteriores das urnas eletrônicas não passaram por procedimentos de auditoria e fiscalização. Os equipamentos antigos já estão em uso desde 2010 (para as urnas modelo 2009 e 2010) e todos foram utilizadas nas Eleições 2018.

Nesse período, esses modelos de urna já foram submetidos a diversas análises e auditorias, tais como a Auditoria Especial do PSDB em 2015 e cinco edições do Teste Público de Segurança (2012, 2016, 2017, 2019 e 2021).

Os resultados de todas as edições do TPS estão disponíveis para consulta no endereço abaixo: https://www.justicaeleitoral.jus.br/tps/#resultados

As urnas eletrônicas modelo 2020 que ainda não estavam prontas no período de realização do TPS 2021 foram testadas pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), além de ter o conjunto de softwares avaliado também pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *