11 de maio de 2024
Nota

Cangaço Novo: Só deu Alice Carvalho nos cadernos de Cultura do final de semana

Alice Carvalho na pele de Dinorah

Da Folha e O Globo 

Quando Alice Carvalho viu sua interpretação em “Cangaço Novo” pela primeira vez, pegou o telefone, atônita, e ligou para o diretor Aly Muritiba. “Meu Deus do céu, você está louco? Como me deixou fazer isso?”

Ficou impressionada com sua voz. Seu corpo estava grande. A atuação estava “dilatada, acima do tom”. Bateu no rosto de Thainá Duarte, que interpreta Dilvânia, sua irmã muda e inofensiva. Cuspiu na comida de Ubaldo, seu outro irmão, interpretado por Allan Souza Lima. “As pessoas vão me odiar, Aly.”

A Atriz potiguar,  de 27 anos , se mostrou furacão dramático no papel de Dinorah, única mulher de gangue de assaltantes do Nordeste

Hiperativa desde a infância em Parnamirim, na Grande Natal, Alice Carvalho mobilizou suas explorações artísticas pregressas e enfrentou uma preparação física intensa para interpretar Dinorah, o trabalho de maior projeção da sua carreira até aqui.

Em “Cangaço Novo“, a atriz se revela hábil em canalizar seu furacão interno na medida certa e partir da revolta para expressar a personalidade de uma sobrevivente da pobreza, do abandono e de abusos.

Alice ficou desconcertada ao se enxergar porque a principal emoção que guiou a construção de sua personagem foi a raiva, e a raiva carrega certo descontrole. Ela bem poderia ter ficado caricata com tanto ódio, agressão e palavrão, mas a potiguar de 27 anos se mostrou um furacão dramático, capaz de comover o mais apático dos espectadores neste que é o papel de maior projeção de sua carreira até agora

ALICE POR TITINA MEDEIROS 

Titina Medeiros, 46, atriz egressa do Clowns e que integra “Cangaço Novo” (é a advogada dos Vaqueiro), se impressiona com a capacidade de Alice em criar as próprias oportunidades —ela sabe que é preciso disposição extra quando não se nasce em São Paulo ou no Rio.

“Ela não é uma potiguar que nasceu no Rio Grande do Norte e foi logo cedo para Rio de Janeiro e São Paulo. Ela é uma artista potiguar. Ela é forjada aqui, se construiu artista aqui. E o que eu acho mais incrível é que Alice funda o terreno dela, não espera ser chamada.”

DO TL 

Alice Carvalho foi capa dos cadernos de Cultura da Folha de São Paulo e do Globo no último domingo, 17.

Em suas redes sociais, não “fingiu costume” com o feito, mas festejou com direito a foto, emoção e agradecimento aos Orixás,

Ao contrário do seu temor de ser odiada pelos espectadores, ela caiu na graça do público e da crítica.

A cangaceira mais amada do Brasil, desde Maria Bonita, é potiguar. 

2 thoughts on “Cangaço Novo: Só deu Alice Carvalho nos cadernos de Cultura do final de semana

  • PedroArtur

    Perfeita , eh sim uma grande atriz , todo sucesso do mundo, para a Potiguar valente.

    Resposta
  • observanatal

    É um novo talento descoberto, por nós. Já dava sinais de sua intensidade em Septo.

    Torço para que brilhe muito, não apenas, e também, por ser potiguar, mas por ser autêntica, quase indomável. Quem a segue nas redes sociais sabe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *