28 de abril de 2024
LutoNota

Canindé, o professor que sacudiu nosso jornalismo

Roda Viva – Tribuna do Norte – 10/04/22

Professor de Economia, Vice-reitor da Universidade Regional, Diretor de uma das mais tradicionais indústrias da Zona Oeste, conquistou um lugar na história pelo que parecia seu projeto amadorístico, o jornal “Gazeta do Oeste” na segunda metade do Século XX, em Mossoró.

Canindé Queiroz morreu na última quinta-feira, em Mossoró, faltando sete dias para completar 80 anos de idade, hospitalizado para tratar um quadro de infecção.

Sobrinho do deputado Antônio Florêncio, juntamente com seu primo Eriberto Escolástico, Canindé participou de um projeto político liderado por Florêncio que se propunha cololcar a indústria salineira entre as prioridades do RN, coincidindo com a mecanização do parque salineiro e do porto-ilha que solucionou o problema do transporte de sal para atender a indústria química.

Aproveitou os galpões industriais da S/A Mercantil Tertuliano Fernandes para instalar o jornal, que mudou tudo na imprensa mossoroense, inclusive com forte dose de irresponsabilidade. O que não se podia esperar de um empresário e acadêmico com o seu perfil. Encontrou-se no jornal com sua mulher Maria Emília e dedicaram o fim de vida a esse seu último e mais apaixonante projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *