2 de maio de 2024
Meio Ambiente

Carne fora do cardápio da COP28

As Nações Unidas e outros organismos  influentes farão um apelo  às populações para que reduzam o consumo de carne, como  um ponto focal na cúpula climática COP28 deste ano em Dubai, onde anunciará oficialmente um roteiro para alcançar “emissões zero até o ano 2050”.

A COP28, que começa oficialmente no dia 3 de dezembro, contará com uma variedade de políticos, delegados, partes interessadas, empresas e muito mais, defendendo uma infinidade de formas pelas quais as pessoas precisam se moldar e ajustar a um novo estilo de vida para resolver a crise climática.

Mais do que nos anos anteriores, a redução do consumo estará no topo da lista.

De acordo com um artigo da Bloomberg:

As nações que consomem carne em excesso serão aconselhadas a limitar a sua ingestão, enquanto os países em desenvolvimento – onde o subconsumo de carne contribui para um desafio nutricional prevalecente – terão de melhorar a sua pecuária, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Do campo ao prato, os sistemas alimentares são responsáveis ​​por cerca de um terço das emissões globais de gases com efeito de estufa e grande parte está ligada à pecuária – uma importante fonte de metano, desflorestamento e perda de biodiversidade.

A orientação sobre a carne pretende enviar uma mensagem clara aos governos.

“A pecuária é politicamente sensível, mas precisamos de lidar com questões sensíveis para resolver o problema. Se não resolvermos o problema da pecuária, não resolveremos as alterações climáticas. O principal problema é o consumo excessivo”, declarou  Dhanush Dinesh, fundador da Clim-Eat, que trabalha para acelerar a ação climática nos sistemas alimentares.

A agência da ONU com sede em Roma, encarregada de melhorar o setor agrícola e a nutrição, procura encontrar um equilíbrio entre a transição climática e garantir a segurança alimentar para a crescente população global.

Assim, além de apelar a um menor consumo de carne para as pessoas mais bem alimentadas do mundo, o plano também incentivaria os agricultores dos países em desenvolvimento a aumentar a produtividade do seu gado e a abastecê-lo de forma mais sustentável.

A caminho da COP28, o Presidente Lula não deve lançar a expansão para o resto do mundo,  de sua promessa de campanha que garantia a picanha no  churrasco dominical de todos os brasileiros.

Fonte: Winepressnews, em no 30/11/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *