Carne sintética no cardápio
A agência do Ministério da Saúde de Israel concedeu pré-aprovação para bifes cultivados pela empresa Aleph Farms.
É a primeira luz verde para um produto de carne não cultivado que não seja frango; é também a primeira aprovação para uma empresa de carne cultivada no Médio Oriente.
A Aleph Farms levará primeiro seus análogos de bife para lanchonetes antes de um lançamento mais amplo.
A autorização é para um bife de corte fino batizado “Aleph Cuts” – considerado seguro para consumo.
A permissão é para produção e comercialização do produto.
A permissão está sujeita a orientações específicas para rotulagem fornecidas pelo Ministério da Saúde e à conclusão de uma inspeção de Boas Práticas de Fabricação para a instalação piloto de produção da empresa.
A Aleph Farms apresentará pela primeira vez o Cuts aos clientes de restaurantes selecionados em Israel na forma de um “petit steak” cultivado.
São usadas células de uma vaca Black Angus premium junto com proteínas de soja e trigo para criar o produto, que foi desenvolvido sem o sempre controverso soro fetal bovino na mistura.
Após estrear cortes para lanchonetes este ano, a Aleph pretende lançar o produto em foodservice e varejo.
A Aleph Farms se destaca no mundo da carne cultivada por causa de sua decisão de focar em algo diferente do frango.
Tanto a Good Meat como a Upside Foods, que receberam luz verde regulamentar nos EUA e Singapura até agora limitaram-se aos nuggets de frango ou aos produtos semelhantes a frango tenro.
Falando à AgFunderNews no ano passado, o CEO da Aleph, Didier Toubia, disse que a decisão de optar pela carne bovina está enraizada na fabricação de “produtos de alto impacto e alto valor”.
“Acreditamos que para que a carne cultivada seja uma oferta razoável no mercado, é necessário primeiro resolver problemas reais em termos de impacto. E em termos de terra, água, emissões de gases de efeito estufa, o que você quiser, a carne bovina é realmente a questão a ser tratada.
O preço de venda da carne bovina [bifes] também é muito mais alto do que o dos nuggets de frango ou do recheio picado, por isso acreditamos que, como a carne cultivada será relativamente cara até que reduzamos a curva de custos e nos tornemos competitivos no mercado de massa, precisamos nos concentrar em produtos com o maior ponto de venda no início, que é a mesma estratégia que a Tesla implementou”.
Fonte: AgFunder News