4 de maio de 2024
Coronavírus

Coronavirus está controlado, mas números do RN e Natal seguem sem bater

Veja em gráficos a evolução das mortes e a importância das medidas de contenção do coronavírus Em 24 de junho, o Rio Grande do Norte teve seu pico de mortes em 24 h causadas por Coronavirus; 64.

De lá pra cá, o número vem em queda vertiginosa segundo os boletins divulgados. Ontem, segundo a SESAP foram 6 mortes no Rio Grande do Norte e nenhuma registrada em Natal.

Mesmo assim o RN integra a lista vermelha dos estados brasileiros apresentadas no novo quadro do Jornal Nacional para apontar os picos da pandemia no país.

É lá que está no RN, entre os 8 estados de alto risco em termos de mortes por Covid-19. A Secretária de Comunicação do Governo Fátima insiste em ocupação superior a 90% na Grande Natal.

Enquanto isso, o RN enfrenta sua fase 1 de reabertura da economia, com direito a divergências e protestos – em forma de ação judicial – dos Ministérios Públicos.

Nisso tudo, algumas convergências merecem registro nas óticas dos Comitês Científicos do RN e da Prefeitura de Natal.

Quais seriam?

O aumento de leitos disponíveis para pacientes de covid-19 e a consequente diminuição da fila, o aumento da taxa de contaminação mantida em nível inferior a 1 e diminuição de tempo de transporte de pacientes, que atingiu 40 horas de espera e agora é de 6.

Os dados do Estado insistem em falar em ocupação superior a 90% na grande Natal, enquanto a capital do Estado diz em suas parciais que esses números não têm passado de 60%.

É esse ruído de comunicação que não ajuda, sem a  transparência necessária para diagnóstico e tratamento uno dispensado ao problema, que é de todos, quem vive no RN, grande Natal ou interior.

One thought on “Coronavirus está controlado, mas números do RN e Natal seguem sem bater

  • observanatal

    Falou tudo: transparência.
    Não há!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *