8 de maio de 2024
Coronavírus

Covid rebaixada de categoria. No Japão

O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida anunciou sua intenção de rebaixar a Covid-19 da categoria 2 para a categoria 5, um nível de índice de periculosidade que classifica este vírus da mesma forma que a gripe sazonal, a rubéola ou a varicela.

A decisão ajuda a relaxar as medidas de combate ao coronavírus, como o uso de máscaras, um primeiro passo para «um retorno à normalidade» quando o Japão está passando por sua oitava onda da pandemia.

«A Covid-19 é atualmente classificado no Japão como «equivalente à categoria 2», juntamente com SARS e Tuberculose.

Este é o segundo nível mais grave da Lei de Controle de Doenças Infecciosas.

Tal classificação permite ao governo impor restrições de grande escala, tais como o fechamento de fronteiras e confinamento em casa, mas o obriga a assumir os custos dos testes e tratamentos.

A classificação de categoria 2 também exige que hospitais e clínicas relatem as identidades dos pacientes infectados e os detalhes de seus diagnósticos antes de fazer qualquer recomendação médica.

A degradação da doença também aboliria medidas como o confinamento ou a obrigação de usar a máscara e permitiria que os pacientes com teste positivo para Covid-19 fossem tratados em qualquer hospital, sem ter que passar por instituições especializadas.

A decisão do primeiro-ministro de reclassificar a doença na categoria 5 visa normalizar as atividades sociais e econômicas e “retornar à nossa vida cotidiana comum no Japão, continuando as medidas de adaptação ao coronavírus. Vamos estudar medidas concretas para dar gradualmente ao próximo passo”, disse Kishida.

O Ministro da Saúde, Katsunobu Kato, no entanto,  enfatizou que “mudar a classificação não significa que o vírus tenha desaparecido. Ainda precisamos que todos tomem medidas voluntárias usando máscaras e precauções”.

Fonte: FranceSoir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *