2 de maio de 2024
Imprensa Internacional

Crime organizado e exportado

O Diário de Notícias, o mais tradicional jornal português,  traz hoje como manchete principal, uma operação policial que visa o combate ao crime organizado brasileiro.

A Polícia Judiciária (PJ) suspeita que as duas mais poderosas organizações criminosas do Brasil – Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e Comando Vermelho, do Rio de Janeiro – podem estar envolvidas e ter beneficiado um esquema de legalização ilícita e obtenção de vistos para colocar alguns dos  seus membros em Portugal.

O relato inclui casos de mortos “ressuscitados” que obtiveram nacionalidade portuguesa com falsificação de documentos.

As autoridades portuguesas já identificaram perto de 30 cidadãos brasileiros que viajaram  para Portugal usando o esquema ligado às redes criminosas.

O DN informa que  “estão em curso investigações que visam o desmantelamento de esquemas de legalização e certificação ilícita de documentos para obtenção de nacionalidade portuguesa, atribuição de vistos, prestação de informações privilegiadas através da usurpação de funções, atribuições ilícitas de vagas de agendamento para a prática de atos consulares, bem como, de execução de atos consulares para os quais não existe habilitação legal e peculato de emolumentos”.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *