2 de maio de 2024
Cidades

DEM sugere: VLT volta a mesa de sugestões pra melhorar mobilidade de Natal

Mais uma segunda-feira que o trânsito começou travado nas principais vias de ligação entre o centro de Natal e a Zona Norte. As últimas medidas de engenharia de tráfego não foram necessárias para desobstruir o que só se agrava nos últimos anos.

Semana passada, o secretário Paulo Cesar Medeiros (STTU) se reuniu com o ex-senador José Agripino Maia de quem ouviu sugestões e perspectivas de novas conversas com quem já encontrou o caminhos das pedras; Salvador e Curitiba.

As capitais administradas pelo Democratas contabilizam experiências positivas, inclusive depois de atravessarem crise de transporte coletivo como o impasse com empresas de ônibus – tal e qual Natal vive agora.

Em Salvador o VLT é uma PPP com 25 paradas em duas linhas, e tem a expectativa de beneficiar cerca de 600 mil pessoas que vivem na região do subúrbio.

Em Curitiba, a integração em curso é com toda a região metropolitana também com  veículos elétricos, contemplando os municípios que têm os maiores fluxos de passageiros.

O ex-senador, que é entusiasta do “tem urbano” desde que administrou Natal no início da década de 80, se propôs a fazer pontes e encurtar distâncias … e erros.

E ele ainda lembra que a importância de trens em cidades próximas é importante e soma – como vem fazendo o Ministério de Desenvolvimento Regional – por exemplo, mas hoje o principal problema de mobilidade urbana se encontra na região metropolitana de Natal. E tem que ser enfrentado o quanto antes.

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *