4 de maio de 2024
DENGUE

Dengue: Prefeito de Natal decreta situação de emergência em decorrência da epidemia

Agora é oficial. Natal está numa epidemia de Dengue. Quem avisou foi o próprio prefeito Álvaro Dias, que convocou coletiva para explicar como está o quadro da Dengue na capital potiguar.

O caso é grave. No Diário Oficial do Município o decreto de situação de emergência por 90 dias podendo ser prorrogado.

Dias declarou que são cerca de 700 casos de dengue em Natal, circulando o tipo 2 do vírus, com a concentração de casos em Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré, Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto.

Tendo em vista que 70% dos focos do mosquito Aedes eagypti são dentro das residências e desses, 65% são encontrados em resíduos descartáveis, como garrafas e plásticos reutilizáveis. A prefeitura diz que mantém a notificação e fiscalização dos imóveis, através da SEMURB; a limpeza das lagoas de captação e bueiros, através da SEINFRA; limpeza e recolhimento de pneus, através da Urbana; e ações de comunicação, através da SECOM.

Os números mostrados na coleta conta que foram aplicadas quase 5 mil doses da vacina contra dengue em Natal, e que o município tem feito a distribuição de repelentes para grávidas.

Segundo a secretaria municipal de saúde – SMS, mais de 30 mil imóveis foram visitados até o final de fevereiro, com mais de 35 mil criadouros do mosquito encontrados (média de 1 criadouro por imóvel), além do recolhimento de 15 mil pneus na cidade. Um alto risco.

A prefeitura orienta que em caso de urgência as gestantes procurem as maternidades, os adultos as UPAs, e as crianças procurar UPAs, pronto socorro infantil de Brasília Teimosa e unidade mista de Mãe Luiza.

O maior empenho da população precisa ser em observar o próprio quintal, não jogar lixo na rua e procurar um serviço de saúde aos primeiros sinais de sintomas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *